Prefeito faz balanço sobre os 100 dias de seu governo

Geral
Guaíra, 12 de abril de 2017 - 07h22

José Eduardo esclareceu as mudanças nos setores de saúde, serviços urbanos e educação e comentou os pontos mais polêmicos destes três meses de gestão, como a UPA 24h, o transporte universitário e a iluminação pública

Na tarde desta segunda-feira (10), o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, ao lado de seu vice Renato Moreira, realizou coletiva com toda a imprensa de Guaíra para prestar contas sobre os seus primeiros 100 dias de mandato.

Durante o encontro, o Chefe do Executivo fez um debate com os veículos de comunicação e esclareceu os principais e mais polêmicos pontos do município, ressaltando que sua gestão está trabalhando com comprometimento, seriedade e honestidade.

“Há desafios, como a restrição orçamentária e a necessidade de economias drásticas, mas estamos resolvendo tudo com planejamento. Gastos exagerados foram cortados. Temos como exemplo o aterro sanitário da cidade, pois diminuímos os custos e agora o local está regularizado pela CETESB. Outro exemplo é o pátio do almoxarifado. Assumimos a prefeitura com 30% dos veículos em funcionamento. Hoje todos são possíveis de se trabalhar. Tudo feito de forma econômica”, destacou José Eduardo.

Serviços Urbanos

No setor de Urbanismo, Lelis lembrou que sua equipe está mantendo a cidade limpa, com poucos buracos e está buscando a regularização da iluminação pública. “São muitos pontos, mas estamos, aos poucos, resolvendo. Um dos primeiros que quero dar uma atenção especial é em frente ao Lago Maracá. O local está muito escuro e precisa de iluminação adequada”, lembrou.

Limpeza

O prefeito aproveitou o momento para responder a reportagem do Jornal O Guaíra referente à contratação da empresa Seleta para a limpeza pública. Ele explicou que o valor do contrato é o mais barato da região e que haverá mais 10 varredores, totalizando 41 funcionários neste setor. “Estamos também nos pontos de varrição. Assim sabemos onde não está sendo feito bem o trabalho para melhorar a gestão de limpeza destes locais. Teremos um gasto de R$ 360 mil ao mês com a limpeza pública”, disse.

Além disso, com as notificações para que proprietários limpem seus terrenos, José Eduardo acredita que o município irá melhorar sua aparência. “Estamos com planos para retornar o projeto ‘Adote uma Praça’, para que empresários contribuam com a manutenção destes locais públicos”, contou.

Saúde

José Eduardo salientou os problemas encontrados na Santa Casa de Misericórdia de Guaíra e quais pontos já foram solucionados. “A receita hoje está maior que as despesas. Vamos buscar oportunidades para ter solução em nossa entidade.”

Referente ao funcionamento da UPA, outro tema polêmico destacado nas última edições deste jornal, o Chefe do Executivo explicou que não é viável a Unidade de Pronto Atendimento. “Se fizermos uma análise financeira, o Pronto Socorro e Santa Casa fazem o serviço de uma UPA. Além disso, a manutenção dessa unidade custaria em torno de R$ 600 mil por mês. Com esse dinheiro podemos investir e melhorar o que temos”, afirmou Lelis, destacando que o imóvel onde foi construída a UPA poderá se tornar um Centro de Especialidade da Criança e da Mulher.

Educação

O vice e secretário de educação, Renato Moreira, lembrou do sucesso das negociações com os estudantes universitários e os benefícios que essa nova lei de auxílio transporte aos alunos trará ao município. “Este projeto irá gerar economia à Guaíra e o aluno poderá escolher a empresa, tendo apoio do jurídico e da contabilidade da prefeitura”, explicou.

“Nunca antes na história dessa cidade um prefeito sentou-se com 200 alunos para ouvir suas reivindicações e coloca-las no papel”, complementou José Eduardo. Além disso, o governo ressaltou o que já foi feito por este setor nos 100 dias de mandato, como a reforma do Ginásio de Esporte, a criação da escolinha de basquete, o sucesso dos guairenses na Taça EPTV e a preocupação com a Terceira Idade. E, para o ano que vem, a secretaria já planeja transformar duas escolas em período integral.

Cidadão

Uma das preocupações dessa administração, segundo Lelis, é o desemprego em Guaíra. “Buscamos resolver os problemas da cidade criando perspectivas para gerar emprego. Vamos criar o Ganha Tempo, aumentamos os empréstimos no Banco do Povo e estamos em conversa constante com as grandes empresas do município para gerar oportunidades aos cidadãos”, esclareceu o prefeito.

“Não queremos manter um governo que dá somente assistência social, mas sim a inclusão social, oportunidades a pessoas vulneráveis. Não queremos cuidar só da cidade, mas também das pessoas”, finalizou José Eduardo.



OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente