Na última semana, o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis conversou com os funcionários da saúde do município com a intenção de ouvir as demandas do setor e avaliar a qualidade do atendimento prestado à população.
Durante o encontro, a secretaria de Saúde apresentou levantamentos de atendimentos nas unidades, bem como os resultados de uma enquete realizada com os pacientes; uma pesquisa espontânea em que os usuários qualificaram a assistência do SUS.
“Os resultados são favoráveis. Mais de 90% dos usuários que responderam ao levantamento classificaram o atendimento nas USFs – Unidades de Saúde da Família – como bom ou ótimo, destaque para assistência odontológica”, afirma o governo.
No CEO – Centro de Especialidades Odontológicas – quando a pergunta foi: Quanto ao atendimento dado pelo cirurgião dentista, como você considera o serviço? De 15 pacientes que responderam ao questionário, 11 classificaram como ótimo, 4 como bom e apenas 1 como ruim.
“A pesquisa revelou muitos elogios e algumas sugestões, até inusitadas, como pedidos de disponibilização de rede de Wifi e fornecimento de alimentos para os pacientes que aguardam por atendimentos nas USFs”, declara o Executivo.
José Eduardo mostrou-se impressionado e satisfeito com a produtividade do setor. “Para se ter uma ideia da dimensão da rede de assistência à saúde prestada, somente no mês de julho foram 6.963 consultas médicas na rede básica (USFs), outras 3.570 nas especialidades (cardiologia, urologia, psiquiatria e outras)”, atesta.
A Farmácia Municipal, no mesmo período, cedeu medicamentos de 6.018 receitas. No caso da Fisioterapia, foram executados 600 procedimentos e o CAPS (Saúde Mental) somou 2.151 procedimentos, entre terapias para adultos e crianças, atos de enfermagens e outros de suporte ao tratamento.
Nas unidades básicas, os dentistas atenderam em julho 1.961 pacientes. Já no CEO, 479 pacientes passaram por 918 consultas. O Pronto Atendimento (Pronto Socorro) apresentou 4.343 pessoas no último mês, uma média de 140 por dia em apenas um ponto de atendimento.
“Os números de atendimentos e resultados de uma pesquisa espontânea com usuários reforçam a boa nota, B+ que a Saúde Pública de Guaíra recebeu do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, realçando que o município, pelo seu porte, oferece serviços gratuitos que extrapolam sua atribuição na assistência médica e odontológica no SUS – Sistema Único de Saúde”, ressalta o governo.
“Estou contente com os resultados da nossa rede de saúde pública. Tenho consciência que problemas pontuais podem ocorrer sempre, especialmente tendo se em vista a abrangência da assistência prestada. No entanto, toda a equipe está atenta e empenhada pela solução breve, aprimorando a cada dia o serviço gratuito prestado. Nossa saúde foi classificada com a nota B+ pelo Tribunal de Contas, mas vamos nos esforçar para alcançar a nota A”, conclui o prefeito.