O prefeito, Antônio Manoel da Silva Júnior, recebeu em audiência dois diretores da ETEC Raphael Brandão e da extensão da ETEC de Guaíra nesta terça-feira, 16 de novembro. O assunto, em pauta, foi a possível instalação definitiva da unidade de Guaíra, que funciona como uma extensão da ETEC de Barretos. A implantação é um projeto antigo, que ficou paralisado por questões de ajustes na obtenção de um prédio próprio. Os diretores e o coordenador foram à audiência com a pauta de regularização do convênio da extensão e aproveitaram para iniciar as tratativas de promover a implantação definitiva da ETEC.
O prefeito recebeu a proposta com otimismo e se dispôs a fazer contato com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, a fim de providenciar a implantação definitiva da unidade na cidade. Antônio Manoel não vê dificuldade na regularização da infra-estrutura. A Prefeitura de Guaíra faria a doação do prédio da escola Maria Auxiliadora ao Estado, onde a escola já funciona. Devair Queiroz Oliveira lembrou que a extensão da cidade funciona desde 2006; foi implantada no prédio da EMEI Vicencina no período noturno com ensino médio integral com cursos técnicos de agroindústria e instrumentação; depois foi transferida para o prédio da escola Maria Auxiliadora, na Vila Bom Jesus, há cerca de seis anos e hoje está com quatro cursos diurnos e dois noturnos de Administração e Mecânica.
Com a implantação da ETEC, própria de Guaíra, será aberto um leque para introduzir uma diversidade de cursos, segundo o diretor da ETEC Raphael Brandão. Isso porque a implantação vai trazer uma estrutura administrativa, laboratórios e outros equipamentos para possibilitar a entrada de novos cursos, explicou o diretor Evaldo Guimarães. O diretor da extensão de Guaíra, Devair Oliveira, acrescentou que serão gerados mais empregos através de concursos públicos para professores e funcionários administrativos.
Equipes da prefeitura e do Centro Paula Souza verão as adequações necessárias ao prédio que passará por reforma e adequação. Será organizada a planilha de custos, análise do projeto e, por fim, a implantação.
EXPANSÃO
Cassiano Viana Figueiredo, coordenador de cursos, vê a implantação como um fortalecimento para o município, dada a possibilidade de realização de concursos para novos empregos. Devair Oliveira analisa que a unidade de Guaíra será uma ETEC-irmã da unidade de Barretos; e estará fortalecido o campo de trabalho dos professores que poderão lecionar em ambas as cidades.
As vantagens são para todos. O diretor da ETEC Raphael Brandão, Evaldo Guimarães, informou que a unidade de Barretos era a única; hoje Olímpia e Bebedouro têm ETECs implantadas. “Surgindo a de Guaíra será mais uma opção para a qualificação dos jovens. Hoje, o Centro Paula Souza é a maior referência em ensino técnico-tecnológico da América Latina. Além dos jovens, também vão ganhar o setor produtivo e toda a população”.