
Na oportunidade, Junão confirmou que, dentro da legalidade e dos limites da prefeitura, seguindo a lei federal, será feito o aumento do padrão da classe e que na próxima semana, o governo enviará o projeto para que os vereadores aprovem este benefício. “Essa foi a segunda reunião que fizemos com os agentes, ouvimos essa reivindicação deles. A justiça está sendo feita dentro da legalidade, dentro do que o Executivo e Legislativo podem exercer e estamos dando o direito que esses profissionais lutaram tanto pra conseguir; eles que estiveram à frente da luta contra a covid-19. Hoje estamos fazendo justiça. Estou muito feliz, como gestor público, de poder dizer que estamos concluindo essas reivindicações”, destacou o prefeito Junão.
O advogado Dr. Heber esclareceu sobre essa equiparação. “Essa mudança é uma equiparação feita através da lei federal que rege a carreira deles. Eles terão as mesmas funções contidas na lei federal e não mais às da lei municipal, que são mais enxutas. A partir do momento em que você aumenta as funções, você pode aumentar o padrão e na lei federal que rege a função desses agentes está previsto isso. Isso é um grande benefício tanto para eles, com aumento no salário, quanto para população, já que melhora a questão do serviço público, pois agora terão as mesmas funções que os agentes federais realizam”, explicou.

Os vereadores Renan Lopes e Anderson Lima também comentaram sobre essa conquista. “Acredito que essa luta tem mais de 10 anos e que agora está sendo atendida, melhorando não só o trabalho desses agentes, mas também o atendimento à comunidade”, disse Renan. “O agente de saúde é o elo da unidade básica de saúde com a comunidade. Eles fazem essas visitas e estão mais próximos, levando as demandas do guairense para dentro da unidade, fazendo com que as equipes multiprofissionais possam atender as necessidades dos munícipes. E nada mais justo que valorizar esses olhos da rede pública de saúde”, finalizou Anderson.

