Tenente Frank Fernando Andrade, comandante da Estação de Bombeiros de Barretos; Capitã Sandra Elaine de Andrade Bueno de Camargo, comandante dos bombeiros da região de Barretos e Franca, estiveram com o comandante da Guarda Civil Municipal, Reginaldo Izaias, no gabinete do prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior para trocar informações sobre o projeto de instalação de uma unidade dos bombeiros em Guaíra, por indicação do vereador André Gregório no ano passado.
O prefeito Junão ficou sabendo pelas autoridades da Polícia Militar que o processo de instalação dessa unidade não seguiu os trâmites normais. A primeira providência deveria ter sido firmar um convênio entre o Município e o governo do Estado; o segundo passo, aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal em 16 novos integrantes e formar uma brigada de incêndio e resgate que receberia treinamento pelos bombeiros. Por último, organizar um local para as instalações.
Os comandantes dos bombeiros estiveram no Parque Permanente onde a administração anterior iniciou uma adaptação do prédio para abrigar o novo serviço e disseram que a ordem da implantação da unidade foi invertida. A última coisa a ser feita é a adaptação do prédio, mesmo assim, precisa ser adequado às necessidades das operações da brigada.
Os comandantes Frank e Sandra explicaram ao prefeito que o convênio pode demorar. “O processo costuma ser moroso”, disse Frank. Assim mesmo, o convênio estabelece que apenas um bombeiro ficaria de plantão para orientar a brigada que ainda deverá ser treinada. O prefeito Junão ficou motivado pelas explicações dos bombeiros e reafirmou sua posição de tornar possível essa implantação. “Vamos corrigir os procedimentos, providenciando em primeiro lugar esse convênio com o governo do Estado que ainda não foi firmado e seguir as orientações técnicas para tornar essa implantação mais eficiente, o mais rápido quanto possível”, ressaltou o prefeito Junão.