Barretos descartou dois casos de COVID-19 e possui 50 suspeitos que aguardam confirmação dos exames até o momento (boletim publicado às 11h de hoje, 27).
Segundo a prefeitura barretense, há seis pacientes internados com sintomas da doença, mas sem confirmação por exame. Três deles estão na UTI, sendo uma mulher de 58 anos e dois homens de 57 e 46 anos; e três homens da enfermaria (60, 65 e 27 anos).
Os exames laboratoriais visando diagnóstico do vírus são solicitados somente para pacientes internados graves ou críticos, para unidades sentinelas e para profissionais da saúde com sintomas de Covid-19. O teste diagnóstico não deve ser realizado em pessoas assintomáticas.
Principais Medidas de Prevenção tomadas pela Prefeitura:
-Suspensão das aulas em todas as unidades escolares municipais, cursos profissionalizantes e culturais.
-Suspensão de todas as consultas e exames agendados das Unidades Básicas de Saúde e
Postão, casos graves serão avaliados na Unidade de origem. Cirurgias eletivas estão canceladas. Consultas de pré-natal seguem a rotina normal.
-Eventos municipais suspensos por tempo indeterminado.
-Fechamento de todo o comércio e serviços não essenciais à população, descumprimentos serão multados no valor de R$5.000,00.
-Estabelecimentos que produzam alimentos poderão funcionar somente na modalidade de entrega (delivery) ou retirada no balcão com horário agendado.
-As aglomerações, eventos, cultos, missas, casamentos e respectivas festas, de natureza privada, estão suspensos, descumprimentos serão multados no valor de R$5.000,00.
-Totalmente interrompido o funcionamento do Terminal Rodoviário Ary Ribeiro de
Mendonça “Rodoviária de Barretos” Centros de Convivência do Idoso e Centro Dia do
Idoso: Atividades suspensas por 60 dias.
-Suspensão de todas as atividades nos clubes sociais, locais de eventos e correlatos da cidade.
-Adotadas medidas restritas de acesso a todos os prédios públicos municipais.
-Paço Municipal e Centro Administrativo da Prefeitura estão fechados para atendimento ao público, mas os Departamentos de Compras e a Licitação estão funcionando normalmente, atendendo os fornecedores e candidatos às licitações publicadas.
-Compete ao Departamento de Vigilância Sanitária, à Secretaria Municipal de Ordem
Pública e à Polícia Militar do Estado de São Paulo a fiscalização e aplicação da multa a quem descumprir os Decretos Municipais.
-Velórios estão limitados a duração máxima de quatro horas e ao número máximo de 10 pessoas. No caso de óbitos em decorrência do (COVID-19) os sepultamentos ocorrerão imediatamente, sem a presença de parentes.
-Supermercados, mercados e congêneres devem oferecer dispensers com álcool em gel a seus clientes já na porta do estabelecimento, gratuitamente.
– Proibida entrada de ônibus intermunicipais na cidade.