A Prefeitura de Guaíra comemora uma importante vitória no âmbito jurídico. Um processo movido contra a administração municipal relacionado ao uso de totens de segurança no município foi arquivado, confirmando a legalidade da ação da prefeitura.
A denúncia havia sido feita pelo ex-vereador Edvaldo Morais. Porém, a administração municipal apresentou a efetividade dos aparelhos tecnológicos, que têm resultado em apreensões de entorpecentes, prisões em flagrante e reduções da criminalidade na cidade.
Essa vitória judicial reforça a legalidade das parcerias e iniciativas da Prefeitura de Guaíra na utilização de tecnologias para garantir a segurança e o bem-estar da população. A decisão também representa um marco importante para a administração, que segue trabalhando pela segurança e bem-estar da comunidade guairense.
TOTENS DE SEGURANÇA
Os totens de segurança são utilizados para a inibição da criminalidade, o monitoramento e o atendimento de situações emergenciais por meio de um sistema que congrega uma estrutura mecânica imponente, câmeras de vídeo, alto-falantes, microfones, botão de emergência e luzes de sinalização, interligados a uma central de atendimento, com possibilidade de atendimento remoto à população. Isso inclui a realização de chamada através do botão de emergência, com intervenção direta da GCM, além de permitir a gravação e transmissão de imagens, áudios e dados para posterior análise pelos agentes públicos responsáveis.
O Sistema de repressão, monitoramento e atendimento de Emergências contratado trouxe melhorias na segurança pública de Guaíra. A cidade celebra uma redução notável nos índices de criminalidade desde a implementação de 25 totens de monitoramento em pontos estratégicos do município e os investimentos feitos na Guarda Civil Municipal, com aumento de pessoal, novos equipamentos e veículos, etc. Dados da Secretaria de Segurança Pública do estado revelam uma diminuição expressiva (61,34%) nas diversas modalidades criminosas entre 2021 e 2024.
Destaques da Redução:
Roubo de Veículos: Queda impressionante de 84,62%, passando de 13 casos em 2021 para apenas 2 em 2024.
Roubo: Diminuição de 72,92%, com o número de ocorrências caindo de 48 para 13.
Furto de Veículos: Redução de 72,73%, com o número de ocorrências caindo de 33 para 9.
Furto: Queda de 43,08%, com o número de ocorrências caindo de 448 para 255.
Homicídio Doloso: Diminuição de 33,33%, com o número de ocorrências caindo de 3 para 2.