Prefeitura disponibiliza CCIR para proprietários de imóveis rurais

Geral
Guaíra, 15 de julho de 2017 - 12h03

O certificado é necessário para o registro da área em cartório, para inventários, ao acesso a financiamentos e créditos e para a aposentadoria rural

O Setor de Emissão do Documento está localizado na Secretaria de obras, na Av. 9, nº 901

O Setor de Emissão do Documento está localizado na Secretaria de obras, na Av. 9, nº 901

Agora, a prefeitura de Guaíra, após firmar termo de cooperação técnica com o Incra (Instituto Nacional de Cadastro Rural), passa a representar o Instituto no município para a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural.

O CCIR é um documento indispensável para quem possui propriedade rural. Sem ele, o proprietário fica impossibilitado de arrendar, desmembrar, hipotecar ou vender seu imóvel. Além disso, o certificado é necessário para o registro da área em cartório, para inventários, ao acesso a financiamentos e créditos e para a aposentadoria rural.

“O Certificado é como se fosse um CPF da propriedade. Entre outras coisas, se o documento não estiver em dia, o proprietário não pode vender seu terreno”, explica o governo.

O serviço faz com que os proprietários não precisem mais se deslocar até o Incra, para atualizar o cadastro e obter documentos como o CCIR. Atualmente, o Incra tem parcerias firmadas com 480 prefeituras para acessar o SNCR.

A Unidade Municipal de Cadastramento é resultado de convênio entre a Prefeitura Municipal de Guaíra e a Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural junto ao Incra.

O Setor de Emissão do Documento está localizado na Secretaria de obras, na Av. 9, nº 901 ou na rua 20 nº 459, com o funcionário Patrick Eurípedes Monteiro.

Para quem quiser emitir o CCIR, basta comparecer ao local portando o CPF. Já para aqueles que precisam fazer alterações ou um novo cadastro, é necessário estar munido com os documentos pessoais e a certidão atualizada da propriedade.  “O último CCIR teve período de vigência entre os anos de 2015 e 2016. Se sua documentação não foi atualizada, procure a secretaria de obras.”


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente