A carteira de identificação para portadores de fibromialgia é um documento que comprova que uma pessoa tem fibromialgia, uma condição crônica que causa dor e fadiga generalizada. A carteira de identificação de portador de fibromialgia é de grande útilidade para as pessoas que sofrem com a doença, pois ela pode ser usada como uma forma de provar que a pessoa tem fibromialgia em situações importantes, como em questões legais ou no ambiente de trabalho. Além disso, pode ser utilizada para obter acesso a benefícios específicos, como descontos em medicamentos ou tratamentos médicos.
No último dia 19 foi publicado no Diário Oficial o Decreto nº 6.618 que regulamenta a Lei Municipal nº 3052 que concede às pessoas portadoras de fibromialgia benefícios semelhantes a idosos, portadores de deficiências e gestantes, como prioridade em atendimentos e vagas de estacionamento especiais. No decreto foram regulamentados os trâmites atinentes à normativa, especialmente no tocante à emissão do documento de identificação. A formulação da lei se deu por iniciativa dos vereadores, Denir Ferreira dos Santos e Renan Lelis Lopes.
O Decreto ainda prevê a emissão de carteira que têm benefícios semelhantes a idosos, portadores de deficiências e gestantes, como prioridade em atendimentos e vagas de estacionamento especiais
O paciente portador de fibromialgia interessado no documento deve procurar a Diretoria Municipal de Saúde (Rua 14 esquina com Avenida 11) para que seja confeccionada a Carteirinha e para isso deve levar os seguintes documentos: requerimento a ser preenchido com os dados pessoais, contendo, nome completo, RG, endereço residencial, telefone, e-mail do beneficiário e também do responsável legal ou cuidador, laudo médico que deve ser atestado pelo especialista em Reumatologia e constar o CID: M79.7 – Fibromialgia, cópia do RG do paciente, cópia do CPF do paciente, duas fotos no formato 3×4 cm e cópia de comprovante de endereço residencial, atual.
A Carteira de Identificação será expedida com numeração, capaz de permitir a contagem dos pacientes com fibromialgia, sem qualquer custo para os beneficiários.