Após a entrega dos uniformes escolares da rede municipal de ensino, na última semana, fotos foram compartilhadas pelas redes sociais para mostrar que nos tênis entregues às crianças, o brasão não era do nosso município, mas sim de Guaíra do Paraná. O assunto foi alvo de dezenas de comentários dos cidadãos, que cobraram um posicionamento da prefeitura sobre o erro, já que a aquisição foi feita com dinheiro dos cofres públicos e o governo deveria ter feito a checagem ao receber os itens da empresa licitada. Principalmente porque os produtos estavam armazenados na secretaria de educação desde o ano passado.
O questionamento foi, então, levantado pela fanpage “Guaíra em Pauta”. “Segundo apuramos, em um processo licitatório existem várias etapas. No caso do uniforme, as empresas precisam apresentar amostras de qualidade. E, após a entrega, a Prefeitura realiza a checagem de cada produto. Se existir diferença com o pedido, é solicitada a devolução. Neste caso, é nítido que parte deste processo não foi cumprido e que a Prefeitura saiu lesada. Mais que um detalhe num tênis do uniforme escolar, o episódio pode ser a ponta de um iceberg de problemas que possam existir nas compras efetuadas pela prefeitura.”
Ciente das reclamações, o Jornal O Guaíra entrou em contato com a assessoria de comunicação do governo municipal. Em nota, a prefeitura esclarece que “o problema detectado não foi nos uniformes escolares e sim em parte dos tênis fornecidos para os estudantes da Rede Municipal de Ensino.”
A Diretoria de Educação fez a seguinte aquisição para compor os uniformes escolares: 13.400 camisetas; 2.500 Bermudas Masculinas/femininas; 2.000 shorts saia; 4.460 jaquetas para frio; 4.460 calças de abrigo; 4.350 mochilas (2600 tamanho G e 1.750 tamanho P); 4.325 pares de tênis, sendo 2.162 pares com cadarço e 2.163 pares com fechamento em velcro, tamanhos 14 ao 30.
O Executivo diz que os materiais são de ótima qualidade e que a fornecedora dos materiais com o brasão errado são da empresa Flare Comércio Varejo e Atacado Eirelli, da cidade de Nova Serrana-MG. “O problema detectado no brasão colocado na área externa dos tênis ocorreu justamente nestes 2.162 pares com fechamento em velcro dos números 14 ao 30. A Diretoria de Educação já havia tomado ciência do problema, mas para não deixar as crianças sem a peça do vestuário, optou por fazer a entrega dos calçados, mas notificou a empresa fornecedora sobre o problema. O representante da empresa estará em Guaíra nesta sexta-feira, para verificar qual solução será dada para a correção do problema. Essa solução será divulgada oportunamente após essa análise por parte da empresa.”