
O projeto RHUA (Recomeçar, Humanizar e Acolher), que mira em pessoas em situação de rua na cidade, está em fase de discussão, com diversas propostas já discutidas e apresentadas ontem, dia 12 de janeiro, durante reunião na Casa da Cidadania, com a presença das equipes de assistência, da diretoria de Saúde e CAPS, Guarda Civil Municipal, Associação Lar e Secretaria de Agricultura.
Entre os setores responsáveis, que executam o serviço direta e indiretamente, foram discutidas e propostas ações, já que existe uma grande atenção do governo para reduzir as dificuldades e melhorar a situação das pessoas que estão morando pelas ruas de Guaíra, atualmente.
O objetivo é assegurar seus direitos e conscientizar, não só eles, mas também a comunidade, para acabar com estereótipos, viabilizando as políticas públicas para que eles tenham outras opções e sejam reinseridos socialmente, com um trabalho de resgate, inclusão social e até mesmo familiar, em alguns casos. “Por meio desse acompanhamento especializado, nós poderemos identificar o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, afirma a diretora de assistência, Maria Adriana Gomes.
Entre as propostas, estão: mutirão de atendimento pelas praças e principais locais escolhidos por essas pessoas, fazendo atendimento de saúde, com realização de exames e vacinação, inscrição ao Cadastro Único para aqueles que não possuem para que tenham acesso a benefícios sociais, organização de documentação e também atividades laborais e terapêuticas. A ideia também visa incluir esses moradores no projeto da horta comunitária, juntamente com a secretaria de agricultura, e fazer todas as orientações para que tenham melhores condições de vida.

Em breve, será realizado um fórum, convidando todas as autoridades, para apresentar as propostas e ações que serão realizadas no ano de 2023.
“Nosso governo quer o melhor para a cidade, atendendo todos, principalmente aqueles que mais precisam das ações das nossas políticas públicas, como os moradores de rua, que têm seus direitos e precisam saber que eles têm acesso a isso em Guaíra. Vamos trabalhar para oferecer um serviço que oriente cada morador a superar a sua situação de rua”, afirma o prefeito Junão.
CASA DE PASSAGEM – O Serviço de Acolhimento na modalidade Casa de Passagem é destinado a pessoas em situação de rua do município e em trânsito, tendo como objetivo acolher e atender de forma integral a população em situação de vulnerabilidade provendo os serviços necessários para garantir sua proteção, restabelecer sua autonomia e integrá-los na comunidade. Funciona 24 horas e oferece apoio social e psicológico além de atividades de convivência, com os educadores sociais e Terapeuta Ocupacional.

