A Prefeitura de Guaíra iniciou dia, 21, mais uma ação neste mutirão da dengue, que ocorreu na região do Aniceto, Nova Guaíra, Bárbara, Taís, Ligia, Solares e entorno.
A caminhonete da Defesa Civil está passando pelos bairros que já receberam os agentes e equipes de limpeza, com um nebulizador que aplica um spray de água com inseticida, chamado Ultra Baixo Volume (UBV). Ele é uma das formas mais eficazes de combater mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya na fase adulta.
A recomendação é para as pessoas deixarem as casas abertas. “Por favor, deixem as portas e janelas abertas para que o inseticida alcance todos os ambientes internos; tampem alimentos e recipientes com água e comida dos animais; guardem os seus utensílios de cozinha”, informa o chefe de Vigilância em Saúde, Wilker Gléria. O UBV é aplicado a frio, sem queimar óleo mineral, por isso não há formação de fumaça.
Além de colaborar com a nebulização, abrindo suas casas, a população deve manter os hábitos conhecidos de prevenção. A principal medida é evitar o acúmulo de água parada. Para isso, é preciso virar garrafas de boca para baixo, guardar pneus em locais cobertos, fazer a manutenção de piscinas e caixas d’água, deixar lonas de proteção esticadas para não ficar com água na superfície e preencher pratinhos de plantas com areia, entre outras atitudes.
Além disso, como ainda há um número muito alto de residências fechadas, a prefeitura frisa que autorizar a entrada do agente de vetores para vistoriar as residências é imprescindível.