O domingo (23) em Guaíra foi preocupante. Enquanto o gripário da Santa Casa de Misericórdia estava lotado, com diversas pessoas aguardando vagas em uma UTI na região, dezenas de guairenses comemoravam a vitória de um time de futebol no Parque Maracá, em aglomeração, muitos sem máscaras. Um vídeo – que mostrava a situação da “festa” na Avenida 10 – foi compartilhado nas redes sociais e chegou a ser divulgado em noticiários de televisão.
Isso porque a inconsequência de alguns revoltou aqueles que estão mantendo as regras de distanciamento, que sofrem com a morte e seus entes queridos, que temem esse vírus letal.
E o cenário só piora. No último boletim divulgado pelo hospital da cidade, no final da tarde de ontem (25), havia 16 pacientes internados em um gripário com capacidade máxima para 15. Mais quatro estavam nos leitos do Pronto Socorro e cinco aguardavam vaga em um leito de UTI na região, para serem transferidos. A situação também é preocupante em diversos municípios próximos que, desesperados com a falta de atendimento de alta complexidade para todos que precisam, estão anunciando lockdown, na tentativa de “conter” o vírus, mantendo os cidadãos em casa.
Araraquara, Bebedouro, Ribeirão Preto, Batatais, Ipuã e Franca estão adotando medidas rígidas para frear o avanço da covid-19. A taxa de ocupação dos leitos ultrapassa os 97% e não há outra decisão que diminua esses números. Entretanto, até a noite desta terça-feira, 25, as prefeituras de Guaíra, Barretos e Miguelópolis ainda não haviam se posicionado sobre ações mais restritivas e a fase de transição decretada pelo Estado continua sendo adotada por estas cidades, flexionando as regras de funcionamento em estabelecimentos até às 21h, liberando a entrada em parques, celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos.
Números na cidade
Em Guaíra, o Boletim Municipal de Combate ao Coronavírus 2020/2021 deste dia 25 de maio, apresentava 4143 casos confirmados de Covid-19, 3103 curados, 139 óbitos, 1 óbito em investigação e 134 pessoas em isolamento social. O relatório foi divulgado apenas na rede social da prefeitura, não tendo sido colocado no site oficial do governo municipal.
As autoridades de saúde continuam cobrando para que haja maior intensificação nas fiscalizações de combate a aglomeração pelas regiões de Guaíra.