Guaíra está de volta à Fase Vermelha de combate ao Covid-19,com medidas mais duras, como o fechamento do comércio e funcionamento apenas de serviços essenciais. E, no final de semana, haverá novo lockdown. A determinação é do prefeito José Eduardo Lelis, depois de avaliar com a equipe de especialistas da Secretaria de Saúde as curvas de contágio na cidade.
O novo decreto publicado nesta segunda-feira, 22, no Diário Oficial do Município, estabelece o retorno à Fase Vermelha criada pelo Governo do Estado de São Paulo e já prevê o Lockdown no final de semana, a partir de sexta-feira (26). As novas medidas duram até domingo, dia 28, quando uma nova avalição de controle será feita a partir dos resultados obtidos.
“Governar certo, sempre. Assim continuaremos, à luz da ciência e do preconiza a equipe técnica que tem me auxiliado na tomada de decisões para conter o crescimento das curvas de contágio”, declarou o prefeito.
A partir desta terça-feira, dia 23, só podem funcionar na cidade os serviços essenciais. Está proibido o funcionamento do comércio, bares, restaurantes e similares (preservando-se os serviços de delivery), salões de beleza, cultos e missas, barbearias, academias de esportes e todas as outras atividades que gerem aglomeração. Estão autorizados somente mercados, mercearias, açougues, farmácias, pet shops, lojas de material de construção e postos de combustíveis. Padarias só em sistema de delivery.
Apoio do comércio
De acordo com a prefeitura, as medidas do chefe do executivo receberam apoio do próprio comércio. “Lojistas reuniram-se com José Eduardo na manhã desta segunda-feira para declarar seu apoio às medidas.”
Os comerciantes comprometeram-se a cumprir as restrições e ainda colaborar com ações de conscientização. “O apoio do comércio às minhas decisões mostra que o combate à pandemia é uma construção coletiva”, disse o prefeito.
O QUE DIZ O DECRETO
– De 23 (terça-feira) à 25 (quinta-feira) de junho de 2020, das 20h00 às 06h00 do dia seguinte, ficam SUSPENSAS todas as atividades comerciais no Município de Guaíra, exceto sistema de Delivery até às 00h00;
– Art. 3º. Das 19h00 do dia 26 (sexta-feira) às 06h00 do dia 29 (segunda-feira), de junho de 2020, ficam SUSPENSAS, todas as atividades comerciais, exceto Mercados, Centros de abastecimento de alimentos, Hipermercados, Supermercados, Mercados, Mercadinhos, Açougues, Armazéns, Mercearias e similares que podem funcionar, até às 19h00 do dia 27 de junho de 2020, posteriormente, deverão suspender suas atividades até às 06h do dia 29 (segunda feira); sendo que todas as atividades estão autorizadas a funcionar no sistema Delivery até às 00h.
Nos termos do Decreto nº 64.994 de 28 de maio de 2020, do Governo do Estado de São Paulo, de 23 a 29 de junho de 2020, fica determinada a SUSPENSÃO:
– Do funcionamento de casas noturnas ou de festas, clubes esportivos e recreativos, atividades coletivas (cultural, lazer ou esporte) e festas públicas ou privadas;
– Do atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais, academias, salão de beleza, cabeleireiros, barbeiros e prestadores de serviços, sendo que os mesmos poderão continuar com as atividades internas e também com a realização de transações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone, serviços de delivery ou drive thru.
– Das atividades religiosas presenciais em templos, igrejas e afins, sem prejuízo dos trabalhos e atividades internas ou transmissão de cultos de forma virtual.
– Do consumo local em bares, sorveterias, restaurantes, lanchonetes, padarias e supermercados, sem prejuízo dos serviços de Delivery ou Drive Thru;