Na tarde da última quinta-feira, 17, o prefeito Edvaldo Morais recebeu os vereadores Renan Lelis Lopes, José Pugliesi de Oliveira Neto, a presidente do MDB-Mulher Carla Morelato e a presidente da Ordem dos Advogados Brasil de Guaíra, Dra. Marlene Figueiredo Nacle, em seu gabinete, para uma reunião.
Na ocasião, a presidente da OAB, que também é defensora da causa animal, falou sobre a eleição da diretoria do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Animais (CMPDA), órgão consultivo que trabalhará em conjunto com o poder público, os defensores dos animais no desenvolvimento de políticas públicas para os animais.
O prefeito em exercício se comprometeu a dar respaldo para a realização da eleição, tanto que convidou o advogado, hoje Diretor de Compras, Dr. Éder Conti para participar do encontro. Ele se dispôs a auxiliar na elaboração de editais e convocação para a assembleia que irá eleger a diretoria do Conselho, respeitando as representatividades do mesmo.
Além do conselho, foi discutida a instalação de uma Clínica Veterinária na área onde hoje está instalada a Secretaria de Agricultura, bem como a ampliação do número de castrações de animais. Com a instituição do conselho, ele poderá trabalhar junto com os integrantes de grupos organizados da causa animal para articular ações neste sentido.
Código Sinal Vermelho
A presidente do MDB-Mulher Guaíra, Carla Morelato, também apresentou ao prefeito a campanha que pretende desenvolver, em conjunto com o poder público e a sociedade organizada, o Código Sinal Vermelho, reconhecido nacionalmente por ser uma alternativa silenciosa de socorro às mulheres vítimas de violência doméstica.
A ideia central desta campanha é que a mulher consiga pedir ajuda em farmácias, repartições públicas, instituições privadas, hotéis, bares, restaurantes, lojas comerciais, etc; com um sinal vermelho desenhado na palma da mão. Quando a pessoa mostrar o “X”, o atendente, de forma reservada, usando os meios à sua disposição, registrar o nome, o telefone e o endereço da suposta vítima, e ligar para o 190 para acionar a Polícia Militar.
A proposta do MDB-Mulher é divulgar panfletos e cartazes em pontos estratégicos da cidade, orientando sobre esta Campanha. O prefeito Edvaldo Morais disse que coloca a estrutura da administração municipal à disposição da iniciativa e enfatizou que ações positivas e preventivas devem ser valorizadas pelo poder público municipal.