Nessa semana, o presidente da câmara José Reginaldo Moretti visitou a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) localizada próxima ao córrego Santa Quitéria, na estrada rural Guerino Talarico. Segundo o parlamentar, os trabalhos já têm um prazo para acabar. ”Fui conferir o andamento dos serviços e me informaram que, no prazo de 60 dias, ela será concluída”.
Vale lembrar que a construção ficou paralisada durante um longo período, mas a atual administração realizou uma nova licitação e contratou outra empresa para concluir a Estação, que tem recursos obtidos junto à Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), órgão do Governo Federal.
O vereador falou da importância desse empreendimento. ”O término dessa estrutura é muito importante para o nosso município, pois irá eliminar um problema antigo da cidade, que são as lagoas de estabilização” comentou Moretti.
Atualmente, Guaíra conta com três lagoas de estabilização, uma no fundo do bairro João Vacaro (fogão), outra no antigo Matadouro Municipal e, ainda, uma nas proximidades do córrego Santa Quitéria, onde está sendo edificada a estação de tratamento do esgoto. A ligação da Estação da Lagoa do Fogão à nova Estação Santa Quitéria será feita através de tubos de esgoto de cimento. Esta obra irá resolver os problemas de sobrecarga no sistema de coleta e tratamento de esgoto de Guaíra pelos próximos 25 a 30 anos.
De acordo com José Reginaldo, as vantagens com a finalização desse trabalho serão muitas. ”A estação irá possibilitar o tratamento adequado, despejando assim, uma água mais limpa em nossos córregos. Isto também é preservar o nosso meio ambiente” destacou.
Além disto, outro benefício será a possibilidade de construção de casas populares e surgimento de novos loteamentos. ”Existem as 232 casas e outros projetos de moradias populares que dependem desse empreendimento para se tornarem realidade. Agora, com esta obra a todo vapor, nossa expectativa é que as coisas comecem a andar para o progresso da cidade” disse…