Primeiro guairense a chegar a Desembargador

Cidade
Guaíra, 28 de abril de 2024 - 09h45

Dr. Euripedes Gomes Faim Filho, conhecido no meio jurídico como Desembargador Dr. Faim, é o primeiro guairense a alcançar o posto de desembargador. 

Nasceu em Guaíra, no dia 27 de julho de 1963, na Santa Casa de Misericórdia de Guaíra, filho de Euripedes Gomes Faim e Doglacy Barbosa Alvarenga Faim. Neto da Senhora Marieta Barbosa Alvarenga, conhecida em Guaíra como Dona Marieta, que administrava um bazar de aviamentos no centro da cidade, atendendo a grande maioria das donas de casa e profissionais da área de costura.

Seu pai, gerente das Casas Pernambucanas em Guaíra, separou-se de sua mãe quando ele tinha 3 anos, e então ele foi morar com sua avó (Dona Marieta), na avenida 13, junto com seus primos Mauro, Lucimar (esposa do Lora) e Luciene (esposa do Junior, Antônio Garcia, apelidado de Lagartixa), e sua tia Maria Douglas. Seu avô materno era o senhor Juvenal Carlos Alvarenga.

Sua mãe mantinha uma Escola de Corte e Costura, que realizava boas festas de formatura, tendo ele sido ganhador de um prêmio, classificando-se em primeiro lugar, desfilando com roupas confeccionadas por ela, Doglacy.

Quando seu avô materno faleceu, aos seis anos, seus pais se reconciliaram e ele foi morar em Votuporanga, onde frequentou uma escola rural. Posteriormente, mudaram-se para Fernandópolis, onde teve duas professoras, mas seus pais se separaram novamente e ele voltou para Guaíra, onde concluiu o ano letivo, voltando a morar com sua avó, Dona Marieta. 

Segundo o Dr. Faim, essa fase foi muito desafiadora devido à constante troca de professoras, o que dificultou sua alfabetização inicial, especialmente por ter vivido em três cidades diferentes. Frequentou a pré-escola em Guaíra, o curso primário no Grupo Escolar Francisco Gomes de Souza e o ginasial na Escola Estadual Zezinho Portugal, hoje Vicencina Vacaro Morsoleto. 

Durante sua passagem pelas escolas de Guaíra, participou de um desfile cívico onde se vestiu como juiz, representando o Fórum de Guaíra. 

São eventos como esse que parecem prenunciar uma trajetória excepcional, onde coube a ele representar o magistrado no desfile e agora ocupar um dos cargos mais elevados do país, ligado à Justiça.

Posteriormente, mudou-se para Barretos, onde concluiu o ensino fundamental e o colegial. Aos nove anos, ele e sua mãe foram morar em uma casa simples e pequena com apenas um quarto, enfrentando muitas dificuldades financeiras, pois sua mãe já não tinha mais a escola de corte e costura, muitas vezes dependendo de moedas para comprar o pão diário. 

Ele cuidou de sua mãe até o seu falecimento em 2015, fazendo questão de trazer seu corpo para ser sepultado em Guaíra. O Dr. Faim, em sua trajetória de vida, foi uma pessoa humilde que superou muitas dificuldades e com muita dedicação venceu os obstáculos, alcançando hoje uma posição de destaque entre os brasileiros.

Dr. Faim é casado com Aline Gabriela Souza Faim, e têm um filho, Victor dos Santos Relvão Faim.

Dr. Euripedes Gomes Faim Filho assumiu administrativamente, em 4 de abril de 2024, como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A posse solene será realizada em 3 de maio de 2024. Atualmente, está lotado na 23ª Câmara da Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Dr. Faim, um jovem senhor sexagenário, integra hoje a mais alta corte do Estado de São Paulo e, em todos os contatos e manifestações, faz questão de dizer que é guairense, que nasceu em Guaíra, e com orgulho fala de seus familiares.

Um pouco do histórico do Dr. Faim 

Aos 17 anos, Dr. Faim prestou vestibular ingressando na Faculdade de Direito Laudo de Camargo da Universidade de Ribeirão Preto, onde concluiu o curso em 1984, como Bacharel em Direito, e logo em seguida obteve o registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o número 88.427. A partir de sua habilitação como Advogado, construiu um currículo invejável, cujo conteúdo vamos resumir. 

Com 24 anos, já era Procurador do Estado de São Paulo, professor da UNESP de Franca, fazendo mestrado na USP, tendo deixado o cargo em 1989 para ingressar na Magistratura, mesmo com um salário menor. Ele é Doutor em Ciências (Direito) pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), tendo defendido a tese intitulada “Requisitórios: Precatórios e Requisições de Pequeno Valor”, em 20 de maio de 2014. 

Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), concluiu o curso em 1999. Possui vasta experiência docente, lecionando diversas disciplinas do Direito público em instituições renomadas, como a Escola Paulista da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e o Curso de Pós-Graduação da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Além disso, ministrou aulas de Direito Público na Faculdade de Direito e Serviço Social da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Franca, de março de 1988 a junho de 1989.

Também contribuiu como professor na Faculdade de Direito da Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente, na Faculdade de Ciências Contábeis, Jurídicas e Administrativas da Universidade do Oeste Paulista, na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, e na Faculdade de Direito do Centro Universitário Monte Serrat, de agosto de 1999 a agosto de 2008. Além disso, atuou como Professor de Educação a Distância na UNIMONTE-ONLINE, de janeiro de 2004 a agosto de 2008, e como Professor Orientador de Trabalhos em Conclusão de Cursos na Faculdade de Direito UNIMONTE/UMA.

Integrou bancas examinadoras de Trabalhos de Conclusão de Cursos na UNIMONTE/UMA e UNISANTOS. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e membro da Representação Docente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do CONSU, órgão colegiado do Centro Universitário Monte Serrat.

Demonstrou excelência acadêmica ao ser premiado em primeiro lugar no Concurso de Decisões Judiciais de 2011 da Associação Paulista de Magistrados. Recebeu homenagem da primeira turma dos formandos da Faculdade de Direito da UNESP em 1988. Possui vasta experiência em Segundo Grau de Jurisdição e Julgamento Colegiado, bem como atuação na Magistratura em Primeiro Grau em diversas atividades.

Foi membro do Núcleo de Planejamento e Gestão do Tribunal de Justiça, nomeado por dois Presidentes do Tribunal. Exerceu a função de Diretor do Fórum de São Vicente e desempenhou diversas atividades no sistema de Juizados Especiais.

Na Associação Paulista de Magistrados, atuou como Diretor Adjunto do Departamento de Cultura, Diretor Regional do Litoral Paulista, Coordenador Regional e Adjunto da Baixada Santista. Exerceu a função de Juiz Eleitoral da 177ª e 340ª Zona Eleitoral nos biênios de 2001/2002 e 2012/2013.

Possui fluência na língua inglesa, bem como domínio das línguas francesa e italiana. Proferiu diversas palestras sobre temas variados e publicou vários artigos e trabalhos em livros e revistas. Sua investidura como Desembargador reflete a riqueza de seu currículo e sua notável capacidade laboral. Além de suas realizações profissionais, destaca-se sua profunda ligação com a família e a gratidão à sua cidade natal, Guaíra, mantendo vivas suas raízes e lembranças de seus familiares e locais emblemáticos, como o Parque Maracá e a Praça São Sebastião. Em Guaíra, além de seus familiares, conta com a amizade do empresário Lazinho da Token e do Joãozinho da Câmara.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente