Procura por vacina da gripe aumenta, mas cobertura ainda é inferior a 40% nos públicos iniciais

Meta é imunizar pelo menos 90% dos públicos da campanha, mas ainda está baixa em crianças, grávidas, puérperas e trabalhadores de saúde; públicos ainda podem receber as doses nos postos, assim como os idosos e professores que entraram na segunda etapa

Cidade
Guaíra, 16 de maio de 2021 - 10h48

A adesão à campanha de imunização contra a gripe apresentou leve melhora desde a última semana, mas a cobertura vacinal ainda está cerca de 40% na região de Barretos entre os trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas e puérperas puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias). 

Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo segue convocando estes públicos para garantirem sua dose de proteção contra o vírus Influenza, além de incentivar a imunização dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e os professores das redes pública e privada de ensino, inseridos na segunda etapa da campanha, que começou nesta semana.

Estes grupos podem continuar comparecendo aos postos mesmo com o início da segunda etapa, desde o dia 11 de maio. Agora, o foco são os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e professores. Os profissionais devem procurar as USFs – Unidades de Saúde da Família próximas às residências, sendo o horário de atendimento a partir das 13h,  de segunda a sexta-feira, portando documento oficial com foto e cartão de vacina (se possuir). É necessário também levar documento que comprove o vínculo empregatício com a instituição de ensino: carteira de trabalho, contracheque/holerite.  Segundo o Ministério da Saúde, quem se vacinou contra Covid-19 deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para receber a proteção contra a influenza.

Quem está nos grupos da campanha de gripe e também estiver entre os públicos da vacinação contra COVID-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas a prevenção contra estas doenças.

 

TERCEIRA ETAPA – A terceira e última etapa começa em 9 de junho, alcançando pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional;  população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente