A partir deste ano, o Ministério da Saúde decidiu incluir a vacinação contra a Covid-19 no calendário de vacinação das crianças menores de 5 anos, além de adotar a estratégia de vacinação anual para os grupos prioritários.
As vacinas Covid-19 licenciadas e adquiridas pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) serão incorporadas ao calendário nacional de vacinação para crianças a partir de 1º de janeiro de 2024.
A meta estabelecida para a vacinação contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação das Crianças é de vacinar 90% da população prioritária, que são as crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Essa população é considerada prioritária devido à importância de proteger as crianças e evitar complicações decorrentes da Covid-19.
Além da vacinação das crianças, a estratégia de imunização contra a Covid-19 também contempla os grupos prioritários. Esses grupos são compostos por pessoas com 5 anos de idade ou mais que apresentam maior vulnerabilidade ou condições que aumentam o risco de desenvolver formas graves da doença. Para esse grupo, a indicação é de vacinação anual ou a cada 6 meses, dependendo do grupo específico, independente do número de doses prévias de Vacina de Covid-19.