Os profissionais de saúde foram os primeiros no cronograma de vacinação contra a covid-19. Porém, em Guaíra, muitos da rede privada ainda ficaram sem a imunização e continuam na fila de espera pela vacina.
Eles solicitam atenção dos governos municipal e estadual quanto ao assunto, já que estão frequentemente atendendo pessoas positivadas para a doença e correm o risco de serem contaminados.
O Jornal O Guaíra questionou a saúde do município sobre essa falta para atender toda a demanda. Em nota de esclarecimento, a prefeitura justifica que, segundo a Vigilância em Saúde, o número de doses de vacinas de COVID-19 é de acordo com a estimativa do IBGE e de campanhas anteriores de Influenza. “Como em anos anteriores houve pouca procura de profissionais de saúde da rede privada na vacinação de Influenza(H1N1), o Ministério da Saúde manteve o mesmo número de doses.”
Agora, a Secretaria da saúde aguarda o envio de novas doses para o atendimento desse grupo de profissionais e informa que, assim que chegar a vacina, convocará este público-alvo para comparecer aos postos de vacinação nas USFs.