A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guaíra está realizando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e Semana Municipal de Prevenção às Deficiências até o dia 28 de agosto com uma programação completa pelas redes sociais, de forma online, com depoimentos emocionantes e palestras esclarecedoras.
“É tempo de Transformar Conhecimento em Ação” é o tema da campanha anual, com o objetivo de provocar o debate nacional fazendo com que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla não só conheçam seus direitos, mas façam com que eles se concretizem e efetivem na vida diária. Autonomia, protagonismo e independência como meios de transformação da realidade e superação de barreiras.
Você conhece a Lei Brasileira de Inclusão?
A APAE de Guaíra, nesta semana, montou uma programação especial na qual os protagonistas são as pessoas com deficiência falando sobre seus direitos e como transformaram os seus conhecimentos em ação e como vivenciam diariamente a inclusão e o exercício pleno da cidadania.
Todas as ações ocorrem de forma online, através da página da entidade no Facebook (Apae Guaíra). “Fique por dentro dos direitos das pessoas com deficiência e lute conosco contra o preconceito”, convida a diretoria.
“Convido a todos para a semana. A entidade, através de toda sua equipe, montou uma programação especial nesta semana, com o tema ‘É tempo de transformar conhecimento em ação’”, adiciona o presidente da Associação, Renato Silva.
Transformações Pessoais e Mudanças de Paradigma – Mercado de Trabalho e Inclusão Social
Um dos depoimentos é da jovem Érika Barbosa, de 26 anos, que atualmente trabalha na empresa Predilecta. “É muito bom lá, de verdade, é uma casa para mim, foi ótimo pra mim e evolui muito. Eu gosto de ter minhas coisinhas, comprei o meu guarda-roupas com o meu próprio dinheiro. Tenho muito orgulho de ter dinheiro, trabalhando sempre. Fiz até amigos lá, muitos e todos me amam.”
Já o pai dela, Divino Barbosa, demonstra a importância dessa inclusão. “A Erika foi o presente que recebi há 26 anos. Nasceu especial, a gente não tinha muita noção do que era, mas fomos muito bem acolhidos e assessorados pela APAE; não sei as outras, mas a de Guaíra é excepcional mesmo. A Erikinha tem uma evolução absurda e quando começou a trabalhar evoluiu muito mais, foi bem nítido isso. Só tenho a agradecer.”
Lei brasileira de Inclusão em Guaíra
O autodefensor Rafael de Paula Bortoleto entregou, no dia 16 de agosto, um ofício ao presidente da Câmara, José Reginaldo Moretti, convidando-o à programação da Semana e também abordando a Lei Brasileira de Inclusão.
Segundo a APAE, a entidade conta com o poder legislativo para fazer cumprir as leis destinadas a este público.
APAE GUAÍRA
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guaíra está há 44 anos prestando serviços nas áreas de assistência social, educação e saúde, em interface às políticas de cultura e esporte, para pessoas com deficiência intelectual e TEA (Transtorno de Espectro Autista) e suas respectivas famílias, conforme finalidades estatutárias. Tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. Traz como visão ser organização de excelência criando condições para o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência preferencialmente intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista, através da prestação de serviços de assistência social, educação e saúde.