Projeto Agenda Cultural promove ações presenciais na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento em Novembro

Cidade
Guaíra, 27 de dezembro de 2021 - 17h03

Durante o mês de novembro, os alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram de uma intensa programação oferecida na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento localizada no Centro Cultural Colorado, sede do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM em Guaíra.

Entre as atividades compartilhadas estiveram roda de leitura e conversa, contação de histórias, interpretação de enredo, gravação de vídeo de contação de história e de instrução para construção de uma peteca. O vídeo foi  apresentado nas cidades de Guaíra, Miguelópolis, Ipuã e Orlândia.

Reforçando a missão de estimular a leitura e de formar novos leitores, também em novembro, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento foi responsável por 260 empréstimos de livros para a comunidade guairense.

A Biblioteca Energia do Conhecimento integra as ações do Projeto Agenda Cultural realizado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e IORM. 

 

Confira a programação de Novembro para as turmas das Oficinas de Artes Usina da Dança

 03 e 23 de Novembro

Os alunos das Oficinas de Artes participaram de forma muito efetiva da construção de uma peteca. Essa atividade possibilitou a reflexão sobre a temática do Espetáculo Cores que Curam que está em processo de construção e será apresentado no mês de fevereiro pelos alunos das Oficinas.

No dia 3 de novembro, a atividade envolveu  as turmas 1 A e 2 A do período matutino e as turmas  1A, 1B, 2 A do período vespertino. No dia 23 foi a vez da turma 3A participar.

A Atividade foi desenvolvida  em três etapas e de forma integrada com as Oficinas de Convivência Social.  Na primeira etapa as turmas assistiram ao vídeo de contação de história A origem da peteca, gravado pela educadora Elisabeth Nascimento.  

Na segunda etapa foi realizada roda de conversa, com a mediação da assistente social, oportunidade para que expressassem o seu entendimento sobre o vídeo, e informassem quem conhecia e quem sabia jogar peteca. 

Na terceira etapa as crianças e adolescentes assistiram a um vídeo de instrução para construção da peteca, e em seguida deram início a elaboração da peteca, que foi produzida individualmente por meio da utilização dos materiais que foram disponibilizados.

As petecas foram entregues para as crianças e adolescentes durante a certificação dos alunos das Oficinas que participaram das ações da Biblioteca Energia do Conhecimento durante o ano de 2021. 

09 de Novembro

A turma 3 A do período  vespertino participou da contação da história do livro infanto juvenil O Monstro das Cores, de Anna Llenas que foi escolhido e indicado por colegas. A obra  evidenciou de forma diferente a relação das cores com os sentimentos e significados como a alegria, a tristeza, a raiva o medo e calma. Alunos interpretaram o livro externando seus sentimento sobre as cores e demonstrando a diversidade de emoções que cada cor pode trazer para cada indivíduo.

10 de Novembro

Uma roda de leitura sobre o livro O Monstro das Cores, de Anna Llenas, reuniu as turmas 1A, 1B, 2 A do período vespertino da Oficina de Artes Usina da Dança. Os alunos analisaram a capa do livro e  participaram de uma breve interpretação do enredoForam analisados e identificados os elementos da narrativa, destacando principalmente o protagonista do livro que fez uma bagunça com suas emoções. O desafio foi colocar em ordem sentimentos muitas vezes antagônicos, como a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e calma representados por novelos coloridos.  Após a interpretação as alunas pintaram uma ilustração do mostro usando as cores para dar emoção e cor no que estava em desordem.

16 de Novembro

Dando continuidade à roda de leitura e interpretação do livro O Monstro das Cores de Anna LLenas, os alunos da turma 3 A do período vespertino puderam falar sobre suas emoções e como lidam com elas. Eles foram convidados a colorir um monstro, selecionando para isto  as cores com as quais mais se identificavam.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente