O governo municipal confirmou, na última sexta-feira, 28, que encaminhou ao Conselho de Planejamento e Mobilidade Urbana de Guaíra (CONCIDADE) um projeto para expansão e conclusão de uma ciclovia no entorno do Parque Ecológico Maracá.
Nomeada como “Superciclovia”, a ideia foi desenvolvida pela equipe da secretaria de Infraestrutura e Obras do Município, sob a coordenação do engenheiro Fernando Rocha.
Se for aprovado pelo conselho, o projeto passa a integrar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que teve seu texto-base aprovado pelos integrantes do CONCIDADE e que se encontra em tramitação para análise da Câmara Municipal.
A Superciclovia do Parque Maracá terá a extensão de 3.100 metros, percorrendo todo o entorno do parque, incluindo a extensão da Rua 10, desde a Avenida 25 até a Avenida 35, seguindo pelo entorno do Parque Permanente de Feiras e Exposições, passando pela região dos hotéis, Bairro Paranoá e sendo interligada ao antigo trajeto que passa em frente à Prefeitura Municipal. Em alguns pontos, o trajeto será alternado para o outro lado da via, como por exemplo, em frente à Rua 10, onde existem os bolsões de estacionamento. Nestas intersecções serão utilizadas ciclofaixas.
Reivindicações
Pelas redes sociais, cidadãos elogiaram a iniciativa, mas também pediram prioridade do governo para outros pontos da cidade mais urgentes, como maior viabilidade para os trabalhadores da Predilecta, já que as ruas de acesso daquela região não favorecem o trânsito local; melhorias para a entrada no Bairro São Francisco; reforma no calçadão do Parque; entre outros.
Ainda não foi divulgado a origem dos recursos que serão utilizados para a concretização deste projeto, o que acabou gerando comentários negativos por muitos internautas, que cobraram da prefeitura maior prioridade na área da saúde neste momento de pandemia.