A inscrição de vagas remanescentes para novos alunos e alunas do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – será realizada até dia 20 de agosto de 2021, de maneira online, para o polo de Guaíra, localizado no IORM – Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça. Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos. São vagas para cursos gratuitos de música, oferecidos no contraturno escolar, para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos.
Para fazer a inscrição, o responsável deve acessar o link no site do Projeto Guri (http://www.projetoguri.org.br/) e preencher o formulário a partir de qualquer plataforma (celular, tablet, computador, etc).
Informações solicitadas no formulário: Dados do aluno ou da aluna: nome completo, data de nascimento, número do RG ou certidão de nascimento, cor da pele, sexo, e-mail, telefone e endereço; Dados do responsável: nome completo, grau de parentesco e e-mail; Escolha do polo de ensino, por município; Escolha do curso, conforme as opções de dias e horários disponíveis no polo; Segunda opção de curso (para quem escolheu um instrumento ou iniciação musical há também a opção do curso de coral); Indicar se o candidato ou candidata possui síndrome ou transtorno, e se está em medida socioeducativa ou medida protetiva; Renda familiar e quantidade de pessoas que moram na residência; Após preenchimento, clicar em ‘enviar’ para que seja gerado o número de protocolo referente ao processo.
Matrícula
O preenchimento e envio do formulário de inscrição não garante a matrícula. Essa dependerá da quantidade de vagas disponíveis no curso escolhido e a ordem de inscrição. Caso haja a vaga, o candidato receberá da coordenação do polo, posteriormente, um e-mail de boas-vindas com o número de matrícula e senha de acesso ao Portal do Aluno. No Portal, o Guri deverá anexar os documentos solicitados e preencher o questionário social.
Caso não haja vaga no momento, o cadastro entrará, automaticamente, na lista de espera. Lembrando que as matrículas são realizadas por ordem de inscrição.
Aulas no Projeto Guri
As aulas tiveram início nesta segunda, 9 de agosto e, independentemente do retorno presencial, alunos e alunas têm acesso às aulas e atividades por meio da plataforma de ensino a distância. Em razão dos impactos da pandemia da COVID-19, que afetam fortemente o setor cultural e o orçamento do Estado, as aulas no Projeto Guri seguirão de modo remoto. O retorno presencial, quando houver, deverá ocorrer de maneira progressiva, atendendo à deliberação do Governo do Estado de São Paulo e a autorização prévia de cada uma das cidades. As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.