No dia 22 de novembro iniciou-se na escola Enoch Garcia Leal o projeto “Missão Gêneses: Uma Jornada Nanocientifica”, que irá até 5 de dezembro, para os alunos do oitavo e nono ano. O programa surgiu através de uma parceria entre a instituição e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Amor de Barretos.
O intuito é levar o conhecimento sobre o auto cuidado e prevenção do câncer para os adolescentes, de forma lúdica, através da gameficação. São games de alta tecnologia, que permite o jogador sentir, como se fosse real a situação imposta pelo sistema.
Os estudantes foram divididos em equipes de seis pessoas, cada integrante do grupo possui uma função diferente e importante, para ultrapassar os desafios. A linguagem das partidas é adaptada as dos jovens, os dando mais engajamento com os temas abordados e uma melhor compreensão das informações adquiridas.
A estrutura é dentro de uma carreta e contém cinco setores, com diversas fases do jogo, de investigação científica. Na terceira parte os participantes devem desvendar seis estações, para alcançarem a próxima etapa. No total eles têm 40 minutos para passarem por todas elas.
Estão sendo tratados os seguintes assuntos: Alterações celulares e o câncer; fatores ambientais implicados na carcinogênese; exposição solar; estilo e hábitos de vida (tabagismo e alcoolismo); poluição do ar, solo e água; hábitos saudáveis para a saúde: conscientização (prática de exercícios físicos, nutrição).
A partir do ano que vem a Missão Gêneses se estenderá para todas as classes da instituição de ensino, pois, essa dinâmica mostra aos alunos, que hábitos saudáveis e escolhas inteligentes trazem enormes benefícios, além de diminuir os riscos de se desenvolver câncer ao longo da vida.
Crédito: Luana Marcelino