Projeto Reviva o Òleo é iniciado nas EMEF’S

Executado em parceria da prefeitura com a empresa Brejeiro, o projeto tem o viés educativo e de sustentabilidade ambiental, ao reciclar óleo vegetal descartado nas cozinhas

 

Cidade
Guaíra, 4 de maio de 2022 - 16h27

Na terça-feira, dia 3 de maio, iniciou nas EMEFs – Escola Municipais de Ensino Infantil – uma nova etapa do Projeto Reviva o Óleo, uma ação executada pela empresa produtora de óleo vegetal, Brejeiro e Prefeitura de Guaíra, tendo como agente principal a Diretoria Municipal de Educação. O início da atividade de educação e sustentabilidade ambiental tem como primeiro alvo as crianças do ensino fundamental , de 1º a 5º anos.

 

“Hoje, iniciamos o Projeto ‘Reviva o Óleo’ nas escolas do ensino fundamental, com o objetivo de conscientizar toda a população e, em especial, nossos alunos, da importância do descarte correto do óleo usado, o qual não deve ser descartado como lixo orgânico. 

 

Durante o projeto, os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos, realizar um trabalho ambiental e social, além de vivenciar momentos de diversão e solidariedade”, enfatiza a chefe de Departamento do Ensino Fundamental, Simone Sampaio.

 

Como a preservação do Meio Ambiente se tornou uma preocupação mundial e os problemas com aquecimento global e poluição já afetam mais os seres humanos e tem piorado a cada ano, a empresa Produtos Alimentícios Orlândia S.A. Com. Ind., conhecida como Brejeiro, idealizou o Projeto Reviva o Óleo, tendo a ação sido iniciada em Guaíra através de intermédio da ex-vereadora Maurilia Landim, há 10 anos. Na época, Guaíra se tornou destaque pelo sucesso das atividades. Um processo que tem em seu escopo recuperar o óleo que seria descartado no meio ambiente,  sendo que todo material coletado é destinado para a produção de Biodiesel, o biocombustível 100% renovável. O programa prevê que cada seis litros de óleo usado pode ser trocado por um frasco de óleo Brejeiro.

 

Geralmente, a ação de coleta dentro das escolas funciona em metodologia de gincana, onde os alunos arrecadam o óleo na sociedade e, com data marcada, levam para a escola as garrafas de refrigerante de dois litros com óleo usado. No dia da gincana a equipe Reviva o Óleo, juntamente com a escola, realiza a coleta, destinando o óleo arrecadado para a Brejeiro.

 

O projeto teve seu início no ano de 2008 com a realização de uma campanha para conscientização da população da cidade de Orlândia, município sede da Brejeiro, e hoje a empresa já conta com 28 cidades parceiras nas Regiões da Alta Mogiana e Vale do Rio Grande. Na prática, a iniciativa orienta sobre a importância ao descarte correto do óleo vegetal saturado, ou seja, o óleo que sobra das frituras, oferecendo uma opção para preservação do meio ambiente.

 

Socioambiental

 

Além da coleta do produto descartado, a Brejeiro estimula e apoia palestras, gincanas, concursos culturais, entre outras ações, mobilizando os alunos para a utilização da quantidade adequada de óleo na produção dos alimentos; enfatizando a importância de seguir uma dieta alimentar equilibrada; e ressaltando a necessidade do descarte correto do óleo de cozinha, ou seja, o óleo proveniente de fritura.

 

“Este projeto traz para as nossas crianças mais que consciência ambiental, traz cidadania, o cuidado com o meio ambiente, é o cuidado com a nossa casa. Acreditamos que a educação é a única ferramenta eficaz para efetivarmos o desenvolvimento sustentável e inclusivo, promovendo a melhoria de vida, especialmente para as pessoas em maior vulnerabilidade social”, destaca o prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior, Junão.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente