Parceria entre a Sala de Leitura e professores é o incentivo que contribui para melhor desempenho dos alunos
O desenvolvimento de projetos que envolvem hábito de leitura em sala de aula tem proporcionado avanços satisfatórios à prática pedagógica e os resultados já são evidentes, pois os alunos do Ensino Fundamental II da escola Dalva Lellis apresentaram avanço significativo nas avaliações externas (SARESP e Prova Brasil), ultrapassando as metas estabelecidas pelos governos estadual e federal.
A parceria estabelecida entre a Sala de Leitura e professores é a ação que contribuiu para a melhoria do desempenho na aprendizagem dos alunos, a partir de Projetos como:
– #minhaestante – leitura de clássicos da literatura com os alunos dos ensinos Fundamental e Médio com o objetivo de despertar o prazer pela leitura e conhecimento e valorização de obras e autores brasileiros;
– #euamomatemática – desenvolvimento de atividades lúdicas e articuladas ao currículo para trabalhar a linguagem matemática em parceria com os professores da disciplina;
– ERER (Educação para as Relações Étnica Raciais) – desenvolvimento de ações para o respeito à diversidade em conjunto com professores da área de Ciências Humanas.
Além desses projetos, a escola também é atendida pelo Programa Mais Educação e trabalha atividades também voltadas para a leitura e escrita, a partir de oficinas de Letramento e Matemática.
Todas essas ações têm propiciado aos alunos a ampliação de seus conhecimentos e o seu repertório de leitura e escrita. Como exemplos de sucesso, a escola participou do Projeto EPTV na Escola 2016 e entre os semifinalistas, estão dois dos alunos guairenses. “As atividades de leitura mudaram a minha linguagem e maneira de escrever, e assim tive a oportunidade de participar do concurso e conhecer os bastidores do jornal. Foi uma experiência muito boa!”, relatou a aluna Rayssa Moura Alves.