A prefeitura anunciou a mudança nos atendimentos do Pronto Socorro e Santa Casa de Guaíra, com o intuito de reduzir e evitar a contaminação da covid-19 a quem procure atendimento médico com outras doenças.
Assim, o Pronto Socorro Municipal está sendo direcionado apenas para pacientes que estejam com sintomas gripais e possíveis infecções pelo novo coronavírus. Qualquer pessoa que buscar serviços médicos relatando sintomas suspeitos de Covid deve ser submetida à triagem clínica no Pronto Socorro. A medida vale para todos os pacientes do SUS, particulares e convênios.
As demais urgências e emergências por outra doença, ortopedia, gestantes e demais enfermidades e consultas eletivas serão atendidas pela entrada principal da Santa Casa – que já tem uma estrutura montada. O atendimento também será para o SUS, Convênio e Particulares.
De acordo com o Secretário de Saúde, Jorge Uatanabe do Prado, houve uma progressão muito grande da pandemia. “O foco imediato está centrado aos pacientes de COVID-19 , no entanto, precisamos de um mecanismo para os demais”, explicou.
Todo o tratamento de medicamentos a serem usados para síndrome gripal e de Covid-19 já serão entregues no Pronto Socorro, inclusive aos finais de semana, evitando que o paciente necessite se locomover à Farmácia Municipal ou redes particulares e realizar o isolamento social necessário para evitar o contágio de outras pessoas.
SANTA CASA SE DESTACA EM PROTEÇÃO
A Santa Casa de Guaíra, único hospital da cidade, que mantém pronto atendimento 24 horas e gripário (local específico para internação de paciente de Covid), em um ano de pandemia registrou apenas 25 infecções de seus servidores, em um time de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, farmacêutico, pessoal da limpeza, recepção e setor administrativo, que somam 152 trabalhadores da saúde.
Um desempenho invejável que representa apenas 16,44% do pessoal envolvido, direta ou indiretamente no tratamento dos infectados. Especialmente porque nenhum dos servidores desenvolveram as formas mais graves da doença, sequer necessitaram de hospitalização.
De acordo com a Diretoria da Santa Casa, este desempenho só foi possível pelas normas de segurança, limpeza e protocolos seguidos à risca em todos os procedimentos com pacientes de Covid ou de outras enfermidades.