Psicomotricidade: importância e aspectos básicos

Geral
Guaíra, 29 de abril de 2016 - 10h20

Por professor Derda

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo externo e interno e apresenta como objetivo principal o conhecimento do corpo proporcionando o desenvolvimento cognitivo tão necessário ao ser humano.

Atualmente, nossas crianças, diferentemente de outras gerações onde as brincadeiras envolviam muitos movimentos, tem se tornado prisioneiras de jogos eletrônicos e do convívio em espaços físicos limitados. Como consequências desses hábitos, constatamos altos índices de crianças e adolescente obesas e com elevado grau de dificuldade de coordenação motora global.

A psicomotricidade não só permite à criança o pleno conhecimento de seu corpo, como melhora a relação de afetividade, a expressão, a interação em grupos, respeitando regras, a coordenação motora, a noção de espaço, o reflexo, a autoestima. Enfim, são inúmeros os benefícios próprios.

É comprovado que 75% do desenvolvimento psicomotor ocorre na fase escolar, portanto nós educadores físicos, nos preocupamos ao constatar o alto índice de crianças menores de 11 anos pré-diabéticas no Brasil, decorrente de alimentação inadequada, do comodismo, do sedentarismo e da falta de orientação dos pais.

Aos pais, cabe o importante papel de incentivar os filhos a praticar esportes e, principalmente, deixá-los fazer suas próprias escolhas, respeitando suas aptidões, para que a atividade resulte em algo prazeroso. Frequentemente nos deparamos com pais querendo determinar o tipo de atividade física que o filho deve fazer e isso acaba desestimulando e acentuando o sedentarismo e cada vez mais, aproximando-os do computador do celular e outros tantos atrativos do mundo contemporâneo.

A Escola Derda Soccer, desenvolve em parceria com o C.E. Santa Luz, um trabalho específico e diferenciado voltado ao lúdico e recreativo para crianças a partir dos 03 anos de idade, para que possam assimilar e terem o prazer de estarem sempre envolvidos no universo do esporte, proporcionando-lhes um futuro melhor e mais saudável.

 

Professor Derda, pós-graduado em educação especial.

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente