PT Guaíra: Ex prefeito Sergio de Mello promete reconstruir o partido após anos de declínio e isolamento 

No último domingo (8)o Partido dos Trabalhadores(PT) realizou uma plenária do PT que coroou a assistente social Marcia Angélica Vieira como presidente do partido com 74,2% (23  entre 31 votantes)

Cidade
Guaíra, 11 de outubro de 2023 - 15h00

 Também foram eleitos os membros da chapa única para o diretório municipal, composta por: Adriano Vieira, André Zanga, Leonardo Malta, Helena Mandú, Aparecida Ferreira da Silva e Selma Mello. Para compor o Conselho Político, Fiscal e Ética, foram escolhidos os filiados: José Getulio de Oliveira, Edvaldo Botelho Muniz, João José de Oliveira, Paulo Tolentino de Matos, Reginaldo Aparecido Izaias, Paulo Cesar Rodrigues, Vantuil de Souza Lino, Antonio Barbosa, João Rosa Alves Cipriano, Janio Alves Pereira, Geraldo Salvador Sturaro e Sergio de Mello.

Compareceram 39 filiados, que debateram os seguintes temas: 1) organização territorial de base; 2) formação política dos filiados; 3) desafios e avanços do governo Lula; 4) planejamento eleitoral do PT para as eleições de 2024. Por unanimidade, os filiados aprovaram a tese política do novo diretório eleito, cujo texto segue na íntegra: 

“Fundado em 15/06/1986, o PT guairense construiu uma linda história de lutas e conquistas em sua trajetória de 37 anos de atuação no cenário político/administrativo local. De 1993 até 2020, sempre elegeu vereadores e teve presença destacada no Legislativo, com bancada de três representantes nas legislaturas de 1996/2000 e 2013/2016. Elegeu Vice-Prefeita a professora Maria Jeanete Costa Barini nas eleições de 1996 e, por dois mandatos, elegeu PREFEITO o sindicalista bancário e advogado Sérgio de Mello (2005–2008 e 2013–2016).

Tanto no Legislativo, como no Executivo guairense, o modo petista de legislar e governar marcou época, deixando um legado inesquecível de inovações e realizações, em todas as áreas da administração pública. Como exemplo, citamos apenas a Saúde, onde implantamos o PSF Programa de Saúde da Família na gestão 2005 – 2008, construindo 4 (quatro) unidades básicas de saúde, com recursos próprios e do governo Lula. Mais uma unidade foi edificada na cidade com recursos do governo, Dilma em 2012, ou seja, dos 6 PSFs existentes em Guaíra, 5 são graças a recursos de governos petistas. Ainda vale ressaltar a instalação do CEO Centro de Especialidades Odontológicas, a vinda do SAMU 192, a implementação do CAPS, Centro de Atenção Psicossocial e a construção da UPA 24 Hs.    

Entretanto, a partir de 2017, padecendo dos mesmos males que muitos municípios brasileiros, impostos pelo infame processo de judicialização da política e tentativa de criminalização do PT (vide impeachment imoral da presidente Dilma, abusos da operação lava-jato, prisão ilegal do presidente Lula, etc.), localmente o partido também perdeu força e espaço.

Centenas de filiados deixaram o partido, dirigentes se afastaram, decaímos de diretório para comissão provisória e, no pleito municipal de 2020, participamos apenas das eleições proporcionais, sem coligação e com uma modesta chapa de 7 (sete) valorosas companheiras candidatos a vereador, porém sem atingir o coeficiente eleitoral, ficando o PT sem representação na Câmara Municipal após 27 anos.

Para a disputa majoritária, sem condições de lançar candidatura própria, o PT ofereceu apoio para dois candidatos — primeiramente para o MDB (Jose Carlos Soares), depois para o Podemos (Bia Junqueira) — sendo preterido por ambos, sob a alegação de que “a imagem” do PT tinha resistência em seus grupos, mas que o NOSSO APOIO E VOTO ERA BEM VINDO, porém sem aliança ou participação efetiva na campanha.

AGORA, CHEGA DE DESPREZO E HUMILHAÇÃO.

Por tudo o que o PT representa e fez/faz de bom para o Brasil e para Guaíra, entendemos que, para o bem do povo e da democracia guairense, não podemos mais aceitar o isolamento que determinados partidos e lideranças políticas impuseram ao PT nos últimos anos, até mesmo porque hoje a realidade do país é outra, com o terceiro mandato do Presidente LULA já produzindo resultados extraordinários para o Brasil/brasileiros, dentro e fora do país. 

Nós, membros da chapa LUTAR, RESISTIR, VENCER, juntamente com o companheiro ou companheira que será eleito(a) presidente, convidamos todos os filiados, militantes e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores em Guaíra a nos unirmos em torno de um compromisso e planejamento estratégico para reorganizar e fortalecer o PT em Guaíra, de modo a recuperarmos toda a força e espaço perdido em nossa cidade. 

Embora muitos apontem para o conservadorismo existente no interior paulista, não podemos esquecer dos 7.765 votos de guairenses confiados ao presidente LULA no 2º turno de 2022 (37,31% dos votos válidos), bem como do resultado das votações no companheiro Sérgio de Mello em 2004 (8.648 votos) e 2012 (12.564 votos).

Avaliamos que, com a bela e ampla folha de bons serviços prestados aos brasileiros e aos guairenses, com boa vontade, dedicação e trabalho de todos nós, como a Fênix da mitologia grega, o PT guairense também pode ressurgir das próprias cinzas.”


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente