Qualidade no ensino de administração mobiliza lideranças em evento nacional

Seminário promovido pelo Conselho Federal de Administração destaca a importância da integração entre ensino, profissão e mercado

Cidade
Guaíra, 13 de junho de 2025 - 08h34

A busca pela excelência no ensino de Administração foi o centro das discussões do III Seminário Nacional de Qualidade do Ensino de Administração, promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA. Com o apoio dos Conselhos Regionais de Administração, da ANGRADE e de instituições parceiras, o evento reuniu lideranças acadêmicas, profissionais da área, docentes e representantes de instituições de ensino de todo o país, entre eles, a Faculdade de Guaíra (FAG-SP), presente através da participação de Diretores e Professores.

Em convergência com todas as transformações que se desenvolvem no apogeu do século XXI, o seminário reforçou a urgência de alinhar os cursos de Administração às exigências do mundo contemporâneo. “Temos, hoje, mais de 1,9 milhão de estudantes de Administração no Brasil. Garantir a qualidade da formação deles é uma questão estratégica para o desenvolvimento do país”, afirmou o presidente do CFA, Leonardo Macedo, quem manifesta que a boa formação desses profissionais é decisiva para gerar emprego, renda e inovação no setor público e privado.

Para o presidente da ANGRADE, Edson Sadal, o cenário atual exige uma transformação profunda na forma de ensinar e aprender. Ele ressaltou a velocidade das mudanças tecnológicas e o impacto disso sobre as competências exigidas no mercado de trabalho. “Hoje, a exigência não é só por conhecimento técnico. É por pensamento crítico, empatia, criatividade e capacidade de adaptação”, fortaleceu Sadal.

Sadal também destacou a importância de currículos mais dinâmicos e contextualizados, que respeitem as especificidades regionais, indispensáveis à preparação dos egressos para realidades locais, nacionais e globais. “Cada instituição precisa assumir seu papel e definir com clareza o perfil de profissional que deseja formar”, defendeu.

Um dos destaques do seminário foi a palestra da professora Cátia Vasconcelos, que apresentou o conceito de neoaprendizagem, uma abordagem educacional baseada em metodologias ativas, desenvolvimento de competências e coprodução do conhecimento. O modelo, nascido em laboratório da UFSC, propõe romper com o ensino tradicional e colocar o aluno no centro do processo formativo.

A Professora Cátia defendeu que a formação de administradores deve estar comprometida com a construção de uma sustentabilidade integrada, e construída desde uma perspectiva ambiental, humana e social. “Não haverá sustentabilidade nos negócios se não houver sustentabilidade humana”, afirmou. Para isso, propôs uma reformulação das práticas formativas, com inclusão de temas como direitos humanos, pensamento crítico, resolução de problemas complexos e visão sistêmica do futuro, desde o ciclo básico até o nível superior.

Empregabilidade e valorização profissional

Os dados mais recentes reforçam a importância de qualificar bem os egressos dos cursos de Administração: cerca de 73% dos formados no curso conseguem se inserir no mercado de trabalho em até um ano após a graduação, um índice acima da média nacional para cursos superiores.

Quanto à remuneração, os salários dos administradores variam conforme a experiência, o setor de atuação e a região: profissionais iniciantes recebem entre R$ 2.500 e R$ 4.000; com 4 a 6 anos de experiência, a média salarial sobe para até R$ 6.000; já em cargos estratégicos ou de liderança, os rendimentos podem ultrapassar R$ 10.000, chegando a mais de R$ 30.000 em grandes empresas e setores especializados.

Em sua fala de encerramento, o vice-presidente do CFA, Gilmar Camargo, sintetizou o espírito do evento ao lembrar que, no mundo real, mais do que notas e títulos, o que conta é a capacidade de agir com coragem, iniciativa e propósito. “É preciso aproximar teoria e prática, ouvir o mercado e formar profissionais que façam a diferença.”

O seminário reafirmou a importância de investir em um ensino de Administração que vá além da sala de aula, e que seja capaz de preparar lideranças éticas, sustentáveis, inovadoras e comprometidas com o desenvolvimento humano e social do Brasil.

Proposta pedagógica da FAG-SP alinhada às novas demandas educacionais

Reforçando o compromisso institucional com a inovação pedagógica e a formação de excelência, a Faculdade de Guaíra (FAG-SP) ressalta a importância de eventos como este para promover o diálogo entre academia, profissão e mercado de trabalho, e para inspirar a construção de propostas pedagógicas mais ousadas, conectadas com os desafios do século XXI.

Neste contexto, a proposta pedagógica da Faculdade de Guaíra (FAG-SP) se destaca por integrar inovação, sustentabilidade socioambiental, direitos humanos e o desenvolvimento de competências essenciais, pilares amplamente debatidos durante o seminário. Fundamentada em uma metodologia que prioriza a aprendizagem significativa, a vivência prática, a ética e a responsabilidade cidadã, a instituição promove também projetos interdisciplinares, atuação em contextos diversos, inclusive não escolares. Essa abordagem está plenamente alinhada aos objetivos do evento, ao buscar formar profissionais de Administração com pensamento crítico, visão sistêmica, protagonismo e consciência social, preparados para responder com empatia e competência aos desafios contemporâneos do mercado e da sociedade.

*José Eduardo de Miranda, Ph. D. e Andréa Corrêa Lima, MSc.Diretores da Faculdade de Guaíra

 


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