Reinauguração do balneário municipal é símbolo do resgate do patrimônio guairense

Cidade
Guaíra, 11 de março de 2022 - 08h00

No próximo dia 28 de março acontecerá a reinauguração do Balneário Municipal “Polycarpo Cardoso da Silveira”, um patrimônio histórico da cidade que fez parte de tardes de lazer de muitos cidadãos que procuraram por banhos nas duchas de alta pressão do local. Foi, durante muitos anos, um local de encontro da comunidade, independente de classe social.

O Balneário Municipal que algumas pessoas afirmam ter água com propriedades medicinais passou por algumas reformas em gestões anteriores. A última de grandes proporções ocorreu na gestão do ex-prefeito Sérgio de Mello. Mas, por um erro de cálculo ou planejamento das tubulações de água, os banheiros não puderam ser utilizados pela população.

Na mesma gestão foi adquirida uma máquina de envasar água que custou cerca de R$ 70 mil aos cofres públicos. A proposta era retornar com uma a “Água Guaíra” que serviria a escolas e departamentos públicos. Sérgio de Mello deixou o governo em 2016 e não conseguiu colocar a máquina para funcionar. Seu sucessor, o ex-prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, também não.

Mesmo com uma estrutura magnífica de banheiros para banho, o Balneário serviu apenas para que as pessoas pudessem levar para casa sua própria água em galões e garrafas. Passaram quase nove anos, e o Departamento de Água e Esgoto de Guaíra (DEÁGUA), através de seu diretor José Mauro Caputi Júnior, assume o desafio de colocar o local em operação.

Utilizando mão de obra própria, primeiro foi instalada a máquina de envasar água. O vídeo com copos selados sendo colocados em uma bandeja giratória, chamou a atenção nas redes sociais. Posteriormente, as duchas dos banheiros, com a mesma pressão original, foram mostradas em outro vídeo, resgatando um sentimento positivo que o patrimônio público estava sendo resgatado.

No próximo dia 28 de março, mês que comemoramos além do Dia Internacional da Mulher, o Dia da Água, no próximo 22, a administração do prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior, o Junão, irá reinaugurar o Balneário Municipal e entregá-lo para a população guairense.

Ainda existem algumas questões ainda a serem definidas pela administração municipal, dentre elas como será organizado o uso da população, se haverá cobrança para ter acesso aos banhos e também a destinação da produção da água que é envasada pela máquina. Existiu no passado, inclusive, a boa proposta que o Balneário fosse gerido por uma entidade assistencial do município.

Mas, o certo é que a inauguração do Balneário Municipal se torna o símbolo do resgate do patrimônio do guairense. Que com esta ação venha outras em seguida, como a preservação do Parque Ecológico Maracá, transformar o zoológico em Bioparque, retornar às atividades da FANEGAL e quem sabe, no futuro, retornar com a Gincana no dia 18 de maio.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente