Relojoeiro mais velho de Guaíra tem 49 anos de profissão

Antônio Vicente Alves é natural de Passagem – RN veio para o interior de São Paulo em 1954 , trabalhou na roça , estudou e se formou na década de 70

Cidade
Guaíra, 30 de junho de 2019 - 08h30

Em 27 de junho é comemorado o dia do relojoeiro, uma das profissões mais antigas do mundo. Em Guaíra o mais velho deste ofício vivo é o Antônio Vicente Alves, com 49 anos de atuação. Ele veio para o interior de São Paulo em 1954, começou a trabalhar na roça, mas tinha o sonho de criar e consertar relógios, então iniciou seus estudos e se formou na década de 70.

Natural da cidade de Passagem, Estado do Rio Grande do Norte, Alves relembra do inicio difícil. ”Quando aqui, vindo do cheguei do nordeste, fui trabalhar na roça, era um serviço duro, um trabalho pesado. Eu sempre dizia ‘Quero ser relojoeiro’ acabou dando certo.”

Quando era jovem abriram algumas lojas no centro da cidade, eu fiquei em uma delas durante muito tempo. ”Abri depois, um salão entre as ruas 8 e 10, fiquei alguns anos ali, ainda era solteiro. Depois fui para perto das ruas 10 e 12, até começar atender em minha casa”, contou.

Antônio ainda revelou como surgiu a vontade de se tornar um profissional desta área. ”Tinha um relógio e ele estragou e me disseram: ”coloca óleo” na minha ignorância coloquei e parou de funcionar, fui até a loja do Akira Omoto, que o arrumou assim, a partir daí me interessei por este ramo.”

Vale lembrar que Omoto foi o primeiro a exercer essa atividade no município, ele faleceu ano passado e deixou seu legado para sua esposa e filhos, os quais atualmente vendem, mas não desenvolvem o mesmo serviço consertando os marcadores do tempo.

Hoje Alves tem 88 anos, continua atuando e adianta o anseio de permanecer  enquanto tiver forças . ”Até hoje produzo, conserto relógios e até quando puder e minha idade permitir vou continuar a trabalhar como relojoeiro”, disse.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente