Repercussão de agressão a cachorro é divisor de água da causa animal em Guaíra

O tema causa animal sempre foi muito debatido nas redes sociais e agora com o fato ocorrido poderá existir uma ampliação com ações de consciencialização da população

Geral
Guaíra, 25 de fevereiro de 2022 - 12h08

O dia 21 de fevereiro de 2022 deve entrar para a história de Guaíra como uma data em que a população guairense saiu às ruas para protestar contra a agressão praticada por dois homens contra um cachorro em um estabelecimento comercial. Esta data já está sendo comparada ao “Dia Cão Black”, em alusão ao nome do animal que foi espancado.

Manifestação desta grandeza só se viu em Guaíra na década de 90 quando a população saiu às ruas para cobrar mais segurança no trânsito e nas estradas, uma vez que naquela ocasião existia grande registro de acidentes com vítimas fatais envolvendo jovens. Naquela ocasião houve mobilização de autoridades e conscientização da população gerando um resultado a longo prazo que representou diminuição do número de mortes e acidentes pela cidade.

A agressão contra o cachorro Black pode representar o início de um amplo debate sobre a causa animal em Guaíra, as políticas públicas desenvolvidas, as ações dos grupos de protetores dos animais e uma maior conscientização da população sobre as penalidades para quem pratica atos contra os direitos dos animais. E, assim, a data 21 de fevereiro, poderá ser um divisor de água.

A agressão e a prisão

A agressão ao cachorro aconteceu na manhã de segunda-feira em um estabelecimento comercial da cidade e foi praticada por dois homens, pai e filho, empresários do município. O fato foi filmado e logo viralizou nas redes sociais da cidade, gerando grande comoção e revolta.

Autoridades, como a Polícia Militar foram acionadas por cidadãos. Através dos Cabo PM Bessa, Soldado Santana e Soldado Soares que estiveram no local, obtiveram as informações que os acusados de agressão haviam levado o animal para ser enterrado em uma chácara. No local, os PMs encontraram o animal com vida e os dois homens que foram levados para a Delegacia de Polícia, onde o Delegado Dr. Evandro Abraão Nacle ratificou a prisão em flagrante por maus tratos.

O envolvimento da comunidade organizada neste caso, também foi representada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAG), por meio de sua presidente Dr. Marlene Figueiredo. Grupos organizados de protetores dos animais também estavam presentes acompanhando todo trabalho desenvolvido pelas forças policiais na apuração inicial do crime. Na tarde da mesma segunda-feira, após o Ministério Público manifestar ao Juiz de Direito Dr. Anderson Valente a necessidade de decretar a prisão preventiva dos acusados por 10 dias, a justiça decidiu por acatar.

Pai e filho permanecerão presos por 10 dias, podendo ser renovada por igual período. O cão Black foi levado para o Canil Municipal e está recebendo todos os cuidados por parte do setor de Zoonose da prefeitura que compartilha informações diárias sobre seu estado de saúde, uma vez que passou por cirurgia. Por outro lado, grupos organizados que defendem os direitos dos animais em Guaíra, realizaram arrecadações de valores para custear as despesas, mas que agora poderão ser utilizados para manter tratamento e cuidados de outros animais.

Comoção e protestos

O dia 21 de fevereiro ficará marcado pela agressão e a reação da comunidade ao ato de brutalidade contra um animal indefeso, pois grupos organizados de proteção animal, com apoio da OAB, órgãos de imprensa e autoridades, realizaram uma grande manifestação pelas ruas da cidade com saída do local onde o cão foi agredido. A mobilização da população chamou a atenção da comunidade local e da região como uma reação aos crimes praticados contra animais.

Além das agressões, há quem lembre também daqueles animais que são abandonados nas estradas rurais da cidade e que precisam de um lar. Que não fique apenas nos protestos, mas em uma ampla discussão sobre o tema. Enfim, Guaíra precisará evoluir muito nos próximos anos nesta relação entre humanos e estes “anjos de quatro patas”.

Últimas informações do Brack

“O Black ele vem nos surpreendendo muito porque cada dia que passa ele está melhor. Graças a Deus hoje ele já não está mais emburradinho por conta do cone. Ele já está mais responsivo, né? Já está mais bonzinho. E está se alimentando, está tomando água, está ótimo, cada dia melhor, graças a Deus” . Dra.  Marina Tristão


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente