
Participaram do encontro os delegados da Receita Federal de São José do Rio Preto, Paulo Sérgio Cláudio, Alexandre Lopes de Souza e ou auditor fiscal da Receita Federal de Rio Preto, Mauro José da Silva
Representando o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) esteve Marcia Matsumoto, a Casa da Cidadania, Graça Regina, Julia Borges, pelo Fundo Social de Solidariedade e a Professora Vilsa Alves de Lima do Departamento de Esportes e membro do CMDI ( Conselho Municipal dos Direitos do Idoso).
Na pauta do encontro esteve a implantação de postos de atendimento da Receita Federal nos municípios, doação de produtos apreendidos pela receita, de equipamentos e bens duráveis e a destinação solidária de parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal do Idoso e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Contribuintes podem fazer essa destinação diretamente aos fundos mencionados.
Este é um importante programa para as garantias e direitos dos idosos, crianças e adolescentes. Através dele, é possível oferecer serviços para a terceira idade e jovens, como cultura, esporte, lazer, e também promover ações que visem à inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população idosa.
Ao destinar parte do imposto de renda para os, os contribuintes contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para estes públicos, e potencializam a atuação das organizações do terceiro setor voltadas para essa área.
Dessa forma, a importância da destinação do imposto de renda diretamente para estes fundos pode ser medida pela sua capacidade de promover a inclusão social e o bem-estar da população idosa, ajudando a garantir a dignidade e a cidadania dessas pessoas.


