Os cidadãos ainda devem reformar as passagens que estiverem sob má conservação e retirar os materiais de construção que atrapalham o caminho
Com a notificação do governo municipal aos terrenos sem calçadas ou com entulhos e matagais, os proprietários estão respeitando as ações de mobilidade urbana e começaram a construir a passagem de pedestres em suas propriedades.
De acordo com a prefeitura, os cidadãos ainda devem reformar as que estiverem sob má conservação e retirar os materiais de construção que atrapalham o caminho.
Segundo o Executivo, de 23 de janeiro a 17 de maio, o número de notificações entregues totalizou 828, sendo 280 para retirada de materiais nas calçadas e 548 para reforma ou construção. Total geral deverá passar de 1.200 notificações.
Em abril, quando os avisos entregues para retirada de materiais das calçadas somavam 211, 143 pessoas haviam atendido e 68 pessoas não haviam atendido, ou seja, 67,8% das calçadas foram liberadas para o livre trânsito de cadeirantes, idosos e demais pedestres. Já as construções de novas passagens, cujo prazo é de 90 dias conforme Lei Municipal nº 2432/2010, começam a serem vistas pela cidade, como nos bairros Vivendas, Cidade Jardim, Nova Guaíra e Maracá.
“Essa ações, assim também como a retirada de placas de publicidade de espaços públicos como praças, canteiros, rotatórias, cercas, árvores e postes, o cuidado com os terrenos baldios, a não colocação de entulho nas ruas e a colocação do lixo de quintal nas ruas nos apenas de segunda a quarta-feira contribuem para organização e limpeza da cidade”, afirma o governo.
“Estas medidas criam uma melhor mobilidade para o cidadão e melhoram o aspecto e limpeza dos bairros, e por sua vez atendem também aos anseios do Conselho de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência, Conselho de Defesa dos Direitos dos Idosos e presidentes de Associações de Bairros”, completa.