Na última reunião do Conselho da Cidade (Concidade), presidida pelo prefeito Antônio Manoel da Silva Junior, importantes discussões e debates sobre à mobilidade urbana e ao retorno da Área Azul. O encontro, foi marcado pela participação ativa dos conselheiros, colocaram suas opiniões e percepções sobre temas fundamentais para o desenvolvimento do município.
Na oportunidade foi realizada a eleição do novo vice-presidente do conselho e após consulta simples ao plenário, com a anuência de todos, foi eleito por unanimidade e o apoio de todos os presentes foi eleito o Arquiteto e Urbanista Lincoln Santos Ribeiro.
Logo em seguida, na segunda pauta da reunião, o prefeito e presidente do co Concidade Antonio Manoel(Junão), informou que prefeitura abrirá licitação para a instalação de sete novos equipamentos de semáforos na cidade, incluindo a substituição do existente no cruzamento da Avenida 11 com a Rua 10, e solicitou aos conselheiros que colaborassem com a indicação de locais para estudo. Foram relacionados os seguintes locais: rotatória da Avenida Acácia Guairense com a Avenida 23; rotatória da Avenida 23 com a Rua 10; cruzamento da Avenida 21 com a Rua 18; cruzamento da Avenida 21 com a Rua 26; e rotatória da Rua 24 com a Avenida 7.
Durante a discussão desta pauta, foi feita referência à necessidade de estudos para a proibição de estacionamento de veículos dos dois lados da via quando esta for de mão dupla, citando a Avenida C, que passa em frente à UBS do Tônico Garcia, devido à impossibilidade de passagem de dois veículos simultaneamente quando há veículos estacionados de ambos os lados e ainda que o problema da sinalização muitas vezes não está na execução da sinalização, mas sim na falta de educação no trânsito por parte dos motoristas e motociclistas, que não obedecem às regras, evidenciando imprudência.
Diante desses apontamentos, foi sugerida a criação de campanhas de “Educação para o Trânsito” no âmbito municipal, tanto a curto prazo para adultos quanto a longo prazo para crianças em idade escolar.
No decorrer das sugestões, o prefeito Junão expôs as dificuldades financeiras que serão enfrentadas em 2025, com cortes já confirmados nos repasses de receitas da União e do Estado. Contudo, afirmou que manterá todas as obras em andamento e promoverá melhorias possíveis na área de Mobilidade Urbana, incluindo a compra de novas placas de sinalização e a construção de 15 faixas elevadas para travessia de pedestres, sendo uma delas em frente ao Centro de Ação Social Nossa Senhora Aparecida, além da confecção do Plano de Mobilidade, conforme garantido.
Um dos pontos mais debatidos da reunião foi a possível retomada da Área Azul, suspensa desde 2020 devido à pandemia da Covid-19. Os conselheiros destacaram as constantes reclamações de que a grande maioria dos veículos estacionados durante todo o dia nas vagas são de empresários e funcionários de lojas, bancos e escritórios, restando pouquíssimas vagas para os consumidores em geral. Colocada em votação a decisão sobre o encerramento da discussão nesta reunião ou na próxima, ficou decidido que o assunto deverá ser debatido internamente pela ACIG e seu resultado será posteriormente apresentado ao plenário do Concidade, que emitirá seu parecer para que, em seguida, o Executivo possa tomar uma decisão final.
Antes de encerrar a reunião, o comandante da GCM, conselheiro Reginaldo Ap. Izaias, informou que o Plano Municipal de Segurança encontra-se em fase final de elaboração, por meio de consultoria especializada, e que, num futuro próximo, a GCM poderá ter a prerrogativa de auxiliar na fiscalização de trânsito, inclusive emitir multas se houver necessidade.
Com a pauta concluída, o prefeito destacou a adoção da praça pública no Jardim Eldorado pelo empresário Danilo Daniel Cardoso, dentro do programa “Adote o Verde”. Com isso, ficou agendada a próxima reunião para 7 de abril de 2025, quando novas questões voltarão à mesa, entre elas a prestação de contas do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU).
Cabe lembrar a população que o Concidade é constituído de vários conselheiros que representam várias parcelas da população com visões e demandas variadas, criando um ambiente onde o contraditório será sempre bem-vindo para servir ao maior número de pessoas, onde ao término de cada discussão esta é submetida a votação em plenário. O Concidade é um conselho consultivo, funcionando com uma ponte entre o governo e a população, onde o principal objetivo é auxiliar na tomada mais assertiva possível de políticas públicas nas áreas de planejamento e mobilidade urbana.