Na tarde de segunda-feira, 29, foi realizada uma reunião no plenário da Câmara Municipal entre vereadores, o prefeito em exercício Edvaldo Morais e o Secretário Municipal de Saúde, Jorge Uatanabe do Prado.
O encontro, sugestão de Denir Ferreira dos Santos, ocorreu com todas as medidas de prevenção e contou com a presença dos vereadores Renan Lelis Lopes, José Pugliesi de Oliveira Neto, Stefânio Stafuzza, Rafael Talarico, Anderson Lima e Francisco Muraishi.
O presidente do Poder Legislativo, vereador José Reginaldo Moretti, não participou do evento por pertencer ao grupo de risco, mas manifestou que qualquer iniciativa ou decisão que beneficiasse os cidadãos teria seu apoio e da instituição Câmara Municipal.
As discussões foram amistosas e transcorreram de forma positiva, notando-se entre vereadores e os integrantes do governo municipal um interesse comum de enfrentar a pandemia com medidas de prevenção, atendimento e fiscalização.
Na ocasião, os parlamentares demonstraram preocupação com o crescimento dos casos de COVID-19 no município e a situação da estrutura de atendimento que está entrando em colapso devido ao aumento de pacientes.
Um tema que entrou na pauta foi a indicação do vereador Anderson Lima, que também é enfermeiro e está na linha de frente, de transformar a estrutura do Pronto Socorro com um polo do atendimento da COVID-19 e de síndrome gripal, separando-os do pronto atendimento e das unidades básicas de saúde que também ofertam atendimento para outros pacientes.
Lima reforçou a necessidade de o município investir na prevenção e que separar os pacientes infectados e síndrome gripal da rede de saúde (unidades básicas e pronto socorro), disponibilizando um único local (como no antigo pronto socorro) para atendimento de COVID-19, irá bloquear o contágio de outras pessoas, freando assim parte da transmissão.
Foi confirmada pelos representantes do Poder Executivo que, nos próximos dias, será promovida a adaptação do espaço para atender tais pacientes e que hoje existe uma dificuldade para a contratação de profissionais para realizar o atendimento.
Os vereadores foram informados que a atual administração recebeu a doação das usinas de 31 cilindros de oxigênio, que vão reforçar a estrutura de atendimento, uma vez que a Santa Casa conta com uma Usina de Oxigênio que fornece o material que é útil no atendimento. Mas foi alertado que esta quantidade de cilindros não será suficiente, havendo necessidade de novas aquisições, bem como de medicamentos para intubação de pacientes.
Outro assunto abordado na reunião foi a instalação do Tomógrafo na Santa Casa que deve ocorrer nos próximos 10 dias após instalação de um transformador pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), nas imediações para dar suporte no funcionamento do aparelho.
A vacinação contra a COVID-19 também foi abordada, uma vez que foram registrados alguns transtornos nas unidades de saúde. Jorge Uatanabe do Prado esclareceu que houve uma mudança na aplicação das doses, separando o público por idade em dias alternados, evitando assim a formação de filas e aglomerações.
A reunião foi considerada muito positiva. Os vereadores, mais uma vez, se colocaram à disposição do Poder Executivo para um trabalho em conjunto. Por sua vez, os representantes, tanto o prefeito como o secretário de Saúde, afirmaram que estão trabalhando, mesmo diante das dificuldades, para oferecer estrutura de atendimento para os cidadãos guairenses.