Em 18 de abril de 1873, em um sobrado localizado na cidade de Itu, aconteceu uma reunião de políticos, proprietários de fazendas de café, comerciantes e artistas para discutir as circunstâncias do país. O encontro, conhecido como “Convenção de Itu”, é considerado o marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
Na mesma data, mas 50 anos depois (1923), o casarão foi transformado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, no Museu Republicano Convenção de Itu. Do encontro de 1873, a instituição guarda o Livro de Ata da Convenção e, de seus participantes, uma coleção de pinturas encomendadas pelo diretor do Museu, Afonso Taunay.
“O Museu Republicano guarda documentos, imagens e objetos sobre a República brasileira e sobre fatos e personagens ituanos. É uma instituição de grande relevância para refletirmos sobre a história do nosso país e da cidade de Itu”, diz a Prof.ᵃ Dr.ᵃ Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora da instituição.
Exposições – Com entrada gratuita, o Museu Republicano conta com exposições de longa duração e outras temporárias. Conheça as exposições relacionadas à Convenção de Itu e à fundação do Museu Republicano:
Transformações do edifício do Museu Republicano – apresenta, por meio de uma linha do tempo, a trajetória do edifício histórico desde o século 19 até os dias de hoje.
Galeria dos Convencionais – expõe retratos dos participantes da Convenção que ocuparam as paredes do Museu no dia de sua inauguração em 1923.
Primeiros acervos – conta com objetos e peças de mobiliário doados para o Museu pelos ex-presidentes Prudente de Morais e Washington Luís.
Montagem da Sala da Convenção – reúne móveis comprados por Afonso Taunay, primeiro diretor do Museu Republicano, e telas dos convencionais para recriar o ambiente da reunião de 1873.
Circulações da Convenção de Itu – expõe imagens e objetos contemporâneos que fazem menção à reunião ocorrida em 1873.
Maestro Elias Álvares Lobo – apresenta o piano, partituras e objetos pessoais do maestro que esteve presente na Convenção de Itu.
Localizado à Rua Barão do Itaim, 67, no Centro Histórico de Itu, o Museu Republicano de Itu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Para conhecê-lo virtualmente, clique aqui.