Tem início na segunda-feira, 07 de junho, a vacinação contra a COVID-19 para pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, com idade entre 30 a 39 anos. Para que não haja aglomeração, a secretaria municipal de saúde separou faixas etárias por dias (confira abaixo). Ao comparecer ao posto de saúde, qualquer pessoa com comorbidades e que faz parte das faixas etárias já anunciadas deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica. Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados.
Já as pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
É importante que todos que fazem parte deste público façam o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). Com isso, diminui-se em 90% o tempo de espera nas unidades de saúde.
CRONOGRAMA DA PRÓXIMA SEMANA
Segunda-feira (07/06): 38-39 anos, pessoas com comorbidades e as com deficiência grave que recebem BPC
Terça-feira (08/06): 36-37 anos, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente grave que recebem BPC Quarta-feira (09/06): 34-35 anos, com comorbidades e deficiência permanente grave que recebem BPC Quinta-feira(10/06): 32-33 anos, com comorbidades e deficiência permanente grave que recebem BPC Sexta-feira (11/06): 30-31 anos, com comorbidade e deficiência permanente grave que recebem BPC |
Documentos necessários para pessoas com comorbidades: Documento com foto; Declaração, relatório ou laudo médico comprovando a comorbidade contendo CID e a descrição da doença
Documentos necessários para Deficientes permanentes graves que recebem o BPC: Documento com foto; Comprovante de ser cadastrado no BPC – Benefício de Prestação Continuada.
Recomendações
Em caso de ser positivado por Covid, o cidadão deve aguardar 4 semanas da data de início de sintomas para vacinar. Em caso de estar em isolamento, aguardar resultado de exame – se positivo, esperar as 4 semanas; se negativo aguardar melhora total dos sintomas.Para tomar vacina Influenza (Gripe) aguardar 14 dias.
Não haverá “Dia D” em Guaíra
O Governo de SP fará Dia D para aplicação da segunda dose da vacina contra
COVID-19 neste sábado (05), para imunizar quem já ultrapassou os prazos de 28
dias para a vacina do Butantan e de 12 semanas para a da Fiocruz/Astrazeneca.
Entretanto, Guaíra não participará da ação, já que na cidade há apenas 63 pessoas que estão com a 2ª dose em atraso. De acordo com a Vigilância em Saúde, o atraso se deu por “elas estarem em isolamento domiciliar por terem tido contato com pessoas positivadas de COVID-19, com suspeita de Covid e internados e seguiram as recomendações médicas
para esperar para tomar a 2ª dose”. Dessa maneira, esses cidadãos serão orientados a comparecer nas unidades de saúde, em dias alternados, para que não haja aglomeração.