A prefeitura de Guaíra acatou a recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo e, no final da última quarta-feira (31), publicou decreto em seu Diário Oficial Eletrônico sobre o Lockdown em todo o município, com início às 20h de ontem, 1º de abril e término no dia 7 de abril, quarta-feira, com o objetivo de evitar grandes movimentações e aglomerações por conta do feriado prolongado.
ESTÃO PROIBIDOS os atendimentos presenciais pelos estabelecimentos que exerçam as respectivas atividades ou similares:
-Comércio em geral;
-Prestadores de serviços em geral;
-Bares e restaurantes;
-Salões de beleza e barbearias;
-Academias de esportes de todas as modalidades, centros de ginásticas e estabelecimentos congêneres;
-Educação complementar não regulada;
-Eventos, convenções e atividades culturais;
-Atividades de construção civil, incluídas as lojas de tintas e de materiais para construção;
-Supermercados, hipermercados, açougues, padarias, cerealistas e congêneres (qualquer estabelecimento comercial que, de maneira preponderante, comercialize gêneros alimentícios de primeira necessidade constantes da cesta básica);
-Serviços nas agências bancárias, lotéricas, cooperativas de crédito ou estabelecimentos congêneres.
Estes estabelecimentos podem atender somente pelo sistema se entrega (delivery).
O QUE FUNCIONA ATÉ ÀS 18H: As restrições não se aplicam ao atendimento presencial ao público, até às 18 horas, pelos estabelecimentos: de saúde animal, ressalvada os casos de urgência; Transportadoras e armazéns, mantidas cerradas as portas; e autoatendimento em agências bancárias, lotéricas, cooperativas de crédito ou estabelecimentos congêneres, mediante a observância de filas com espaçamento de 2 (dois) metros entre as pessoas, com obrigação de manutenção, pelo estabelecimento, de empregado ou segurança durante toda a duração do atendimento ou do autoatendimento.
O decreto não se aplica às indústrias em geral, observadas as restrições a cada segmento.
POSTOS DE COMBUSTÍVEIS e derivados poderão funcionar unicamente até às 20h, proibido o atendimento presencial ao público nas lojas de conveniência.
SERVIÇOS DE SAÚDE – Os hospitais e pronto socorro funcionam 24h, todos os dias. Clínicas, farmácias e postos de saúde podem funcionar além da limitação horária imposta no decreto, com exceção de hoje, feriado.
SERVIÇOS PÚBLICOS – Lavanderias, serviços de limpeza e postos de combustível que compõem a rede de abastecimento dos serviços públicos municipais, estaduais e federais localizados no Município, bem como da Policia Militar, também podem funcionar.
Com exceção do feriado nesta sexta-feira santa, 1º de abril, os serviços de atendimento ao público oferecidos pelo governo municipal continuam em todos os departamentos de saúde e segurança pública. O Paço Municipal “Messias Cândido Faleiros” volta na segunda-feira, 05, com poucos funcionários, assim como em outros setores, como assistência social e a Estação de Tratamento de Água.
Já o Ganha Tempo municipal e a sede administrativa do DEAGUA estarão fechados até dia 06, voltando no dia 07. A limpeza pública continua normalmente.