A Santa Casa de Misericórdia de Guaíra lançou um Alerta de Golpe Urgente à população nesta quinta-feira, após tomar conhecimento de tentativas de fraude utilizando o nome da instituição. Pacientes e membros da comunidade têm sido alvo de mensagens via WhatsApp que solicitam cobranças de exames ou pedem informações pessoais e financeiras.
Segundo o comunicado emitido pela Equipe de Intervenção, o hospital reforça que não utiliza o WhatsApp (ou qualquer outro aplicativo de mensagens) para entrar em contato com pacientes com a finalidade de realizar cobranças ou solicitar dados sigilosos.
“Se você for abordado por mensagens que parecem ser da Santa Casa com esse tipo de solicitação, NÃO responda e NÃO clique em nenhum link. Trata-se de um golpe”, diz o texto oficial, buscando alertar de forma clara sobre a natureza criminosa das abordagens.
O Que Fazer em Caso de Suspeita?
Para se proteger e evitar prejuízos, a Santa Casa orienta a população a adotar medidas imediatas ao receber qualquer mensagem suspeita:
- Bloqueie imediatamente o número que fez o contato.
- Não forneça nenhum dado pessoal, financeiro ou qualquer informação solicitada.
A instituição ressalta a importância da cautela, destacando que toda a comunicação oficial sobre procedimentos ou informações financeiras é realizada pelos canais tradicionais e seguros do hospital, sem envolver aplicativos de mensagens para solicitações de pagamentos ou dados sensíveis.
O alerta visa prevenir que os usuários de saúde de Guaíra e região se tornem vítimas de criminosos que exploram a confiança na instituição para aplicar fraudes.