
Pelo segundo ano, o evento terá edição online, por conta da pandemia, com as mais diversas ofertas de capacitação e orientações especiais para os microempreendedores individuais e potenciais empresários. A programação é gratuita e oferece, palestras, oficinas e seminários para melhorar os negócios, além de orientação empresarial sobre gestão, inovação e finanças, obrigações e benefícios do Microempreendedor Individual. Basta acessar: http://www.sebrae.com.br/semanadomei
O garoto propaganda da edição de 2021 da Semana do MEI é o empreendedor Rick Chesther, ambulante que transformou a venda de água em sucesso e, hoje, concede palestras e ensina técnicas para que mais pessoas tenham o mesmo desempenho. Na campanha, Rick, influenciador de negócios da internet, conhecido pelo bordão “Pega essa visão”, convida empreendedores já formalizados ou que pretendem criar uma empresa a participar das palestras, oficinas e capacitações gratuitas que irão ocorrer no período de execução do evento.
Rick já chegou a palestrar em Harvard e se tornou sucesso no YouTube. Sua entrada para o mundo dos negócios aconteceu quando, desempregado, pediu R﹩ 10 emprestados para vender água na praia e viu que poderia ter lucro após o início da nova atuação. O empreendedor das ruas de Copacabana, que ficou famoso pela sua forma inusitada de comandar seu negócio de água mineral, encoraja os empreendedores a pegarem essa visão para verem o sucesso do seu negócio.
Perfil do MEI
Atualmente, existem 11,3 milhões de microempreendedores individuais em atividade no país e ainda há muito espaço para crescimento. De acordo com o último Perfil do MEI, elaborado pelo Sebrae, 76% possuem o empreendedorismo como única fonte de renda e apenas 2% eram empreendedores formais antes de se tornar MEI. O estudo também revela que 51% dos MEI em atividade tinham carteira assinada antes de se formalizar e 12% era empreendedores informais. Veja o estudo completo do perfil do MEI .
“O MEI ajuda a consolidar o empreendedorismo no Brasil e pode ser considerado um dos maiores programas de formalização do mundo. Além de exercer esse importante papel na sociedade, ele ajuda na inclusão previdenciária, pois o MEI que mantém suas contribuições em dia passa a ser um segurado do INSS, tendo direito a benefícios do Seguro Social”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
“O trabalhador autônomo que se torna MEI atinge outro status. Ele abre um leque de possibilidades que antes não tinha, pois passa a ser visto com outros olhos, com mais credibilidade e profissionalismo, além de ficar apto a negociar com empresas de maior porte e órgãos públicos. Para quem tem o sonho de empreender, é o primeiro passo na direção certa; para quem está desempregado, é a oportunidade de se reinserir no mercado com perspectiva de crescimento profissional”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.
Em 2020, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, foram registrados 2,6 milhões de novos MEI, o maior número dos últimos cinco anos, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae com dados da Receita Federal. Os setores de Comércio Varejista de Vestuário e Acessórios (180 mil); Promoção de Vendas (140 mil); Cabeleireiros, Manicure e Pedicure (131 mil); Fornecimento de Alimentos para Consumo Domiciliar (106 mil) e Obras de Alvenaria (105 mil) seguiram – a exemplo de 2019 – liderando o ranking de atividades com o maior número de MEI criados.

