A Justiça Eleitoral vai realizar, na próxima semana, entre os dias 16 e 20 de março, a Semana do Jovem Eleitor, num momento especial para que os cidadãos entre 16 e 17 anos que ainda não possuem título eleitoral possam comparecer para retirá-lo, antes das próximas eleições.
Conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, o voto para os eleitores nessa faixa etária é facultativo. Assim, ainda que tenham o título de eleitor, eles não são obrigados a votar, nem sofrerão sanção caso não compareçam à votação. Apesar disso, a ideia da Semana é incentivá-los a participarem ativamente da escolha de seus representantes políticos.
O horário de atendimento e os documentos necessários são os mesmos de sempre: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, direto, sem intervalos, na Avenida 11, nº 885, Centro, entre as Ruas 18 e 20, e telefones abaixo.
Os interessados devem levar RG ou certidão de nascimento, CPF se houver, e comprovante de residência em seu nome ou em nome dos pais, tudo na via original.
“Ressaltamos que os jovens que forem completar 16 anos até a data das próximas eleições: 04/10/2020, já poderão tirar o título eleitoral até o próximo dia 06 de maio”, informa o Cartório Eleitoral de Guaíra. “Lembramos também que todos os interessados, inclusive esses jovens, poderão comparecer no Cartório Eleitoral para regularizar sua situação até o próximo dia 06 de maio, isso antes das eleições, pois, após esta data, só será possível regularizar a situação eleitoral no próximo mês de novembro de 2020”, completa.