Semana Nacional da Pessoa com Deficiência promove a conscientização sobre inclusão

Atendimento multiprofissional na rede pública desenvolve habilidades para vida independente

Cidade
Guaíra, 29 de agosto de 2022 - 14h26

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece dos dias 21 a 27 de agosto, e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas dessa população. A data foi instituída pela lei nº 13.585/2.017. O Ministério da Saúde reforça a necessidade de promover a inclusão social e o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência.

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento multiprofissional para o desenvolvimento de habilidades e execução de atividades de vida independente, com destaque para:

 

Estimulação precoce;

Orientações à família;

Orientações à escola;

Discussão de caso em equipe e elaboração de projeto terapêutico singular;

Práticas terapêuticas, para promoção do desenvolvimento neuropsicomotor, habilidades de desempenho ocupacional, linguagem, habilidades comunicacionais, de interação social e de aprendizado.

Inclusão profissional

 

O Instituto Jô Clemente (IJC), está promovendo a campanha “Nosso Trabalho se Mistura com o Seu”, desde o dia 24 de julho. O objetivo é estimular a inclusão de pessoas com deficiência como diferencial para as organizações. De acordo com o IJC, mais de 3,5 mil pessoas com deficiência intelectual foram contratadas em mais de 50 empresas e órgãos públicos. 

 

De acordo com Priscilla Camargo, gerente-executiva de Marketing, Comunicação e Comercial do IJC, o foco da campanha é destacar a importância das oportunidades profissionais para as pessoas com deficiência.

 

“A inclusão da pessoa com deficiência intelectual e ou transtorno do espectro autista tem que ser encarado como oportunidade de novos olhares, novos insights e de inovação”, defende Priscila.

 

Pessoas com deficiência intelectual podem procurar o Instituto para participar dos processos do mercado de trabalho em todo o território nacional. Paulo Nogueira, de 27 anos, conquistou uma vaga de Jovem Aprendiz em uma empresa de cosméticos, como auxiliar de escritório no RH . 

 

“Minha experiência de inclusão profissional foi a melhor de todas. Eu acho o trabalho muito divertido, não importa onde seja, e acho também que é muito legal você ter um trabalho em que se possa conviver com as pessoas, fazer amizade, ter seu próprio dinheiro, concluir os nossos objetivos e concluir os objetivos da empresa também”, comenta Paulo. 

 

Para mais informações sobre os projetos ofertados pelo IJC, acesse o site. 

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente