Os jovens são protagonistas nas transformações sociais e cada vez mais têm se relacionado com organizações que sejam alinhadas com seus valores. Para auxiliar na construção de um futuro próspero e conectado às novas gerações, a Fundação Sicredi uniu as melhores práticas e ações das cooperativas realizadas com os jovens associados e institucionalizou o programa Comitê Jovem Sicredi.
A iniciativa surgiu em 2015 em algumas cooperativas do Sicredi, para fomentar o surgimento de jovens lideranças cooperativistas entre os colaboradores e associados. Desde então, foi replicado em outras regiões do país e rendeu reconhecimentos internacionais aos jovens participantes, como premiações no WYCUP (World Council Young Credit Union People), iniciativa global de estímulo à formação de jovens lideranças e que premia projetos com potencial de impactar globalmente o cooperativismo de crédito com uma bolsa anual de estudos concedida pelo WOCCU (sigla em inglês para Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito).
Entre as novidades do Programa está a metodologia para a formação dos integrantes, que agora será realizada em 18 meses e contempla uma série de encontros e atividades baseadas em quatro perspectivas: linguagem acessível, pílulas de conteúdo, desafios reais e colaboração entre os membros. Esta formação se dá por meio de uma jornada que contempla workshops, minicursos em uma plataforma gamificada, desafios reais, desenvolvimento de projetos com benefício social, mentoria e Summits. Tudo isso com uma linguagem adaptada ao público jovem
“Temos colhido muitos frutos a partir do trabalho com os jovens, os quais têm se engajado e liderado iniciativas que não só beneficiam as comunidades onde são realizadas, como também servem de exemplo e inspiração para o mundo todo. A ampliação e o aperfeiçoamento da metodologia de formação dos jovens cooperativistas darão ainda mais impulso para que sejam plantadas novas sementes que, com certeza, gerarão mais prosperidade à sociedade”, ressalta o conselheiro da Fundação Sicredi, diretor do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU na sigla em inglês) e da Fundação WOCCU, Manfred Alfonso Dasenbrock.
Para estimular nos participantes a criação de projetos que gerem benefício à sociedade, a grade curricular é alinhada ao perfil dos jovens associados e explora temas como cooperativismo e educação financeira, liderança e protagonismo, exploração e prototipagem, autoconhecimento e propósito, sustentabilidade e impacto positivo, empreendedorismo e inovação e voluntariado. O programa conta com a parceria da Jr. Achievement, por meio da iniciativa JA Startup, para apoiar os participantes na construção de projetos com impacto social para as comunidades onde residem.
Outra novidade do programa, agora institucionalizado, é a mentoria. A partir dos encontros com mentores voluntários, que podem ser colaboradores do Sicredi, coordenadores de núcleo ou associados membros da comunidade, a expectativa é que os jovens desenvolvam habilidades para transformar suas ideias em projetos que beneficiem a comunidade, econômico e ambiental nas suas regiões. Já reconhecidos por proporcionarem a troca de conhecimentos e práticas entre cooperativistas de diferentes comunidades, os Summits regionais de jovens serão mantidos como ações do Programa Comitê Jovem Sicredi.
Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o Sicredi desenvolve a iniciativa dos Comitês Jovem em 21 cooperativas com o envolvimento de cerca de 600 membros ativos. O projeto tem, ao longo dos anos, promovido a inclusão dos jovens nas cooperativas de crédito, gerando capacitação para cargos de liderança no cooperativismo e na sociedade.