A colheita foi realizada entre os dias 07 e 25 de julho, com o objetivo de avaliar e comparar híbridos de milho
O Sindicato Rural de Guaíra realizou o 13° Encontro Técnico de Milho Safrinha e o Ensaio de Competição de Híbridos de Milho, com o objetivo de avaliar e comparar híbridos comerciais de ciclo super precoce e de ciclo precoce de alta produtividade, além da adaptação específica às condições ambientais da região.
Entre os dias 07 e 25 de Julho, ocorreu a colheita dos Ensaios de Competição na Fazenda Matinha, de propriedade do Sr. Francisco Muraishi, com a participação das empresas: Limagrain Cereal Seeds, Syngenta, Pioneer, Advanta, Sementes Agroceres, KWS, Sementes Semeali, Dow AgroSciences, Agroeste, Morgan, Dekalb, Embrafos, Jmen Sementes e Coodetec, que apresentaram as novas variedades de milho e os novos portfólios de tecnologias.
Foram cultivadas 38 parcelas de milho para avaliação de produtividade, sendo nove cultivares de ciclo super precoce e 29 de ciclo precoce. Cada empresa participou com três cultivares e a comissão organizadora acompanhou todo o desenvolvimento vegetativo e os tratos culturais.
“A expansão da cultura e sua importância para a economia do País apontam a necessidade de constantes estudos, debates e divulgação de resultados sobre os aspectos da produção”, destaca o engenheiro agrônomo do sindicato rural de Guaíra, Renato Massaro Sobrinho.
O presidente do sindicato, Francisco Muraishi, ressaltou a importância de eventos como este. “Recebemos um grande número de participantes, que puderam avaliar as diferentes tecnologias lado a lado, observando cada uma, para que pudessem fazer um comparativo e assim conseguirem um discernimento melhor para o milho safrinha na próxima safra”, disse.
Muraishi agradeceu a parceria de firmas e empresários, além dos patrocinadores, que contribuíram para o sucesso do 13º Encontro. “Queremos agradecer a todos os produtores rurais e às empresas parceiras pela participação no Dia de Campo e reforçamos o nosso compromisso de investir sempre em iniciativas que melhorem a rentabilidade dos produtores. Agradecemos também às empresas YARA Fertilizantes, EMBRAFÓS Ind. e Com. de Fertilizantes, prefeitura e a CATI – Guaíra”, concluiu o presidente.
Segue abaixo os resultados: