Sindicato Rural, o parceiro do agronegócio guairense

O órgão representativo se tornou uma referência para os produtores rurais, prestando serviços de qualidade e eficiência, defendendo a classe e sendo articulador de boas ações na comunidade

Cidade
Guaíra, 27 de dezembro de 2021 - 17h01

Além de ser um órgão representativo, o Sindicato Rural de Guaíra também presta serviços essenciais para seus associados. Com a credibilidade de uma parceria de anos, o órgão caminha lado a lado com o produtor rural com objetivo de lhe oferecer condições para a sua lucratividade, crescimento e prosperidade nos negócios.

Com uma diretoria presidida pelo produtor rural Mário Sérgio Silvério, o Sindicato manteve ao longo dos anos de atividade, a eficiência dos serviços prestados aos seus associados, sempre buscando novos serviços com credibilidade e responsabilidade.

O produtor tem dentro do seu sindicato um verdadeiro escritório, com vários setores que atendem às suas necessidades diárias. Além disso, prioriza manter uma equipe de profissionais qualificados e com experiência em suas áreas de atuação para oferecer o melhor serviço, sempre priorizando a eficiência e que seus associados alcancem seus objetivos.

Dentre os serviços prestados pelo Sindicato está o Departamento Contábil que garante aos produtores a tranquilidade para exercer suas atividades no campo. Completando essa gama de serviços estão o Departamento Pessoal, Departamento Jurídico, Departamento de Agronegócios, Departamento de Análise de Solos e o Departamento de Projetos e Assessoria em Energia Solar.

A segurança oferecida por esta relação de serviços prestados em áreas essenciais para o bom desenvolvimento das atividades de campo, fazem com que o Sindicato Rural se torne além de um órgão representativo que defende os interesses do homem do campo, a um prestador de serviços que tem como base a eficiência e a qualidade do atendimento oferecido.

Como órgão representativo desta classe que movimenta a economia do município e do país, o Sindicato Rural tem que estar atento a todas as mudanças e inovações que beneficiem seus associados. Para o ano de 2022, a diretoria pretende dar continuidade a esta linha de trabalho, sempre atualizando seus departamentos para oferecer serviços de qualidade e com eficiência.

Eventos com foco no produtor rural devem retornar em 2022

 

A pandemia causou diversos danos à classe produtora do país, mas o agronegócio foi, sem dúvida, o segmento que conseguiu manter a economia do país. Responsável pela produção de alimentos, o produtor rural permaneceu firme no seu propósito de gerar a riqueza do Brasil..

Depois de alcançar alta recorde em 2020, o PIB do agronegócio brasileiro cresceu 5,35% no primeiro trimestre de 2021. Considerando-se os desempenhos até o momento do agronegócio e da economia brasileira como um todo, a participação do agronegócio no PIB total pode ultrapassar os 30% em 2021. Em Guaíra não foi diferente, o produtor guairense seguiu à risca a frase que está fixada no portal de entrada da cidade “Nesta terra, em se plantando tudo dá”.

E o Sindicato Rural de Guaíra, como órgão representativo da classe no município tem papel fundamental neste suporte. Mesmo, durante a pandemia, o órgão manteve os atendimentos aos seus associados, garantindo serviços essenciais. E, agora, para o próximo ano, a expectativa é que tudo isto seja ampliado, com uma nova realidade, mas mantendo a tradição de realização de eventos tradicionais, que oferecem conhecimento e oportunidade de negócios.

Para 2021, a diretoria do Sindicato já planeja a realização de alguns eventos tradicionais, sempre mantendo as medidas de segurança e prevenção contra a COVID-19. O Seminário de Tecnologia Rural, Encontro Técnico de Soja, Encontro Técnico de Milho Safrinha, Palestras Técnicas com temas atuais e o tradicional Torneio Leiteiro, evento que movimenta a classe produtora.

Outro evento que tem o Sindicato Rural como importante parceiro é a tradicional FAIG (Feira Agro Industrial de Guaíra), que é realizada no Recinto de Exposições “Ademir Jovanini Augusto”. Estes eventos estão na programação das atividades que serão desenvolvidas pelo Sindicato Rural de Guaíra, oferecendo aos seus associados e a comunidade de um modo geral, lazer, entretenimento e o mais importante, acesso a conhecimento e novas tecnologias.

 

Qualificação Profissional sempre esteve no radar do Sindicato Rural

 Em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Sindicato Rural de Guaíra sempre teve a preocupação em oferecer para os produtores rurais, seus colaboradores e a população de um modo geral, cursos de qualificação profissional, para oferecer oportunidade de geração emprego e renda.

O Sindicato entende que as engrenagens produtoras devem caminhar lado a lado, tanto pelo desenvolvimento de suas atividades econômicas, como dos municípios onde atuam. No ano de 2021,  mesmo diante da pandemia, o Sindicato Rural tomou todas as medidas preventivas contra a COVID-19 e realizou cursos por meio da parceria entre FAESP/SENAR, dando continuidade a este trabalho em prol dos associados e comunidade.

Dentre os cursos oferecidos na área rural, estão: curso de colhedora automotriz de milho, curso de operação de retroescavadeira, curso de tratores com semeadura de precisão e curso de operação e manutenção de tratores agrícolas e de pá carregadeira. Além disso, foram ofertados cursos em outras áreas como curso de pedreiro, de artesanato em recicláveis e madeira, curso de eletricista e hidráulica residencial, curso de olericultura básica, de jardinagem e implantação de jardim.

 

Mutirão da cidadania realizado pelo Sindicato Rural oferece serviços e lazer para a comunidade

Ao longo dos anos, o Sindicato Rural de Guaíra tem sido um importante articulador de ações que beneficiam a classe de produtores rurais, mas também a comunidade como um todo. Um dos eventos que é sucesso com grande participação dos cidadãos é o Mutirão da Cidadania, que é realizado em parceria com o Sistema FAESP/SENAR, Usinas Guaíra e Colorado, GuaíraCred, Beleza de Negócio e prefeitura.

Neste evento, a população encontra vários serviços disponíveis e também vários stands ligados a diversas áreas como: saúde, esporte, lazer, trabalho, segurança, educação e meio ambiente. Além disso, são oferecidos serviços como tipagem de sangue, diabetes (estar em jejum de 8 horas), vacinas em geral, controle de peso e altura, controle de pressão arterial e distribuição de escova dental. Além disso, em áreas sociais, haverá cortes de cabelo e escova, esmalteria, sobrancelha, penteados, fotos 3X4, emissão de documentos, como RG (cópia de certidão de nascimento ou casamento, foto 3X4 e comprovante de residência) e descartes pilha e baterias.

Atividades esportivas, culturais e educacionais estarão presentes, com torneio de futebol, jogos de equipe, pinturas em telas, oficina de artesanatos, pula-pula e dança. O mutirão é um dia em que a população desperta para a cidadania e a garantia de seus direitos.

 

Programa Jovem Agricultor é desenvolvido pelo sindicato e prepara as futuras gerações de guairenses

 O Programa Jovem Agricultor do Futuro, financiado pelo SENAR/FAESP, através do Sindicato Rural de Guaíra, em parceria com a SOGUBE, APAE e Prefeitura do Município de Guaíra.O projeto tem como objetivo oportunizar os adolescentes do município em situação de vulnerabilidade social a serem inseridos em um programa de convívio grupal, ampliação do universo informacional, conhecimentos sobre o mundo do trabalho, proporcionando a educação básica e genérica necessária ao trabalho em todas as atividades relacionados ao profissional, para o exercício de cidadania e seu desenvolvimento integral.

A metodologia está enunciada em seis dimensões necessárias mais específicas: ser pessoa, ser profissional, ser cidadão, ser um profissional na agricultura, na pecuária e ser um empreendedor, além das atividades de esporte, lazer e cultura, ação social na comunidade, passeios e participação cidadã em eventos para os jovens.As atividades são realizadas na área do terreno experimental da APAE, de segunda à sexta-feira, com uma turma no período matutino e outra turma no período vespertino. O curso é gratuito e conta com atividades teóricas e práticas sobre agronegócio e chegou a atender até 70 adolescentes.

 

O futuro do agronegócio na visão do presidente e ex-presidente do Sindicato Rural de Guaíra

Mário Sérgio Silvério, com 59 anos, é nascido em Guaíra, casado com Maria das Graças Sanches, com quem tem dois filhos, Sérgio Luiz e André Luiz. O atual presidente do Sindicato Rural possui, juntamente com sua família, algumas propriedades no município e também em Ipuã, as quais cuida há mais de 20 anos.

Quanto ao futuro do agronegócio, Mário Sérgio espera maior reconhecimento ao setor. “Espero que as autoridades continuem procurando uma política agrícola mais assertiva para um setor que é estratégico para o país, o nosso agronegócio. Minimizar os riscos do setor com um seguro rural mais adequado, pois essas nossas perdas são grandes – quem planta em sequeiro não vai colher bem pela falta de chuva e quem tem área irrigada também não, por conta das geadas. Investir em seguro rural bem equalizado, a exemplo de outros países, é sem dúvida o que esperamos que esteja no topo das discussões em um futuro próximo”, destacou ele.

 

 

Francisco Massayoshi Muraishi, 77 anos, natural de Igarapava, casado com Antônia, com quem teve quatro filhos, Cláudia, Fernando, Fábio e Flávia, é proprietário de algumas áreas no município guairense, como a Fazenda Cambaúba – onde planta cana em área sequeiro – e a Fazenda Matinha, onde produz soja, milho e outras culturas. Muraishi é ex-presidente do Sindicato Rural de Guaíra e considerado uma das principais lideranças do agronegócio local.

Para o futuro, Francisco confirma que a agricultura avança a passos largos. “Mudanças estão acontecendo muito rápido, promovidas pela tecnologia e novas formas de manejo. A minha preocupação é com a participação mais efetiva da família, precisamos de forma urgente deixar de ser ‘apenas herdeiros do que construímos’ e focar em formar sucessores daquilo que trabalhamos uma vida inteira para construir. Outra coisa são as pesquisas realizadas pelo setor público, para o aumento de produtividade por um menor custo. Estamos à mercê de informações privadas cada vez mais atreladas à venda de insumos, que estão a cada dia mais caros, e isso precisa mudar”, comentou Muraishi. 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente