Um dos primeiros caminhos para transmitir conhecimento às crianças e estimular a imaginação delas é a contação de histórias. Por isso, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça disponibiliza em seu site a contação de nove histórias infanto juvenis selecionadas pela educadora e contadora de histórias Elizabeth Ribeiro Nascimento, a Teacher Beth.
A contação de histórias na educação desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona a vivência de diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais. Também auxilia no desenvolvimento da escrita, da fala e da percepção de símbolos.
Atento ao compromisso com a diversidade entre as crianças e adolescentes, o IORM buscou a inclusão e oferece acessibilidade em libras, garantindo a todos o acesso aos conteúdos, incluindo as pessoas com deficiência auditiva.
As histórias foram compartilhadas com os alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança nos municípios de Guaíra, Ipuã, Miguelópolis e Orlândia e agora estão disponíveis também nas redes sociais garantindo acessibilidade a todos. A ação integra o Projeto Agenda Cultural 2021.
“Nosso objetivo é também o de propiciar o encontro das famílias neste momento de contação de histórias, sem dúvida, uma atividade para reunir as pessoas”, declara a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.
É possível acessar o conjunto de histórias pelo link:
https://www.iorm.org.br/contacao-de-historia-acessibilidade-em-libras/
Confira e acesse o link das histórias contadas por Teacher Beth
- A História da Peteca, autor desconhecido
https://www.youtube.com/watch?v=oy5PzaC9NBI
- A História da Festa Junina, autor desconhecido