SP envia mais duas aeronaves ao Rio Grande do Sul para o socorro às vítimas dos alagamentos

Desde quarta-feira (1º), força tarefa paulista atua com cerca de 50 agentes no apoio aos trabalhos das autoridades gaúchas

Solidariedade
Guaíra, 5 de maio de 2024 - 14h36

Governo de São Paulo envia duas novas aeronaves ao Rio Grande do Sul para reforçar o auxílio das forças de segurança paulistas no socorro às vítimas dos temporais que atingem o estado.

O Águia 33 decolou neste sábado, às 9h, junto com dois pilotos, um mecânico e um enfermeiro. O modelo é utilizado em serviços de transporte aeromédico, com uma UTI médica e capacidade para transportar até sete pessoas.

Outra aeronave que embarcou rumo ao sul é o Águia 24, com três pilotos, dois tripulantes operacionais e um mecânico. As aeronaves farão companhia ao Águia 12, que já está no local desde a quarta-feira (1º).

Equipes da Polícia Militar de São Paulo, com agentes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação, atuam para ajudar o estado gaúcho na localização e socorro médico de vítimas soterradas, no salvamento de pessoas ilhadas e na busca de desaparecidos.

Foram 45 policiais enviados aos locais atingidos, além de dois cães farejadores, 8 viaturas, 7 embarcações e duas aeronaves. Um avião King Air também foi colocado à disposição pela SSP-SP para apoiar o transporte de equipes até o sul do país.

Mais de 100 pessoas já foram resgatadas pelas forças de SP

A Defesa Civil de SP também enviou quatro agentes ao Rio Grande do Sul para auxílio às vítimas e apoio técnico às autoridades gaúchas. O órgão ajuda na construção de um centro logístico de ajuda humanitária regional na cidade de Estrela, no Vale do Taquarí, como explica o capitão da Defesa Civil, Roberto Farina.

“A cidade de Lajeado, que tem o posto de comando avançado, tem problemas de acesso porque a ponte do Rio Taquari, que liga Estrela a Lajeado, foi obstruída, fazendo com que nós não tenhamos ainda acesso por terra”, afirma.

Entre a quarta-feira (1º) e a tarde desta sexta-feira (3), a força tarefa do Governo de São Paulo atuou no salvamento de 107 pessoas. Foram 63 vítimas resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e outras 44, pelo Comando de Aviação da PM. Um cachorro também foi retirado dos escombros.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Solidariedade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente